preloader

João Henriques: “Todos têm capacidade para jogar”

Antevisão do jogo com o Moreirense FC

O jogo da 13.ª jornada da I Liga entre Vitória SC e Moreirense FC marca o regresso dos vitorianos à competição, depois do adiamento do jogo com o CD Nacional. Para o dérbi com os “cónegos”, João Henriques espera uma equipa competente, liderada, agora, por Vasco Seabra. “São três dias de trabalho, podem significar muitas ou poucas alterações. Significa uma mudança de comportamentos que é natural. A equipa vinha a melhorar com o César Peixoto, estava a estabilizar em termos de resultados e na tabela classificativa. Já conhecemos o Vasco, as suas ideias nos últimos trabalhos. Em três dias é difícil mudar muitas coisas, mas naturalmente vai colocar o seu cunho pessoal. Estamos atentos a isso. Vai ser um misto, com coisas de trás e o cunho pessoal do novo treinador. Há comportamentos que não são fáceis de mudar com três dias de trabalho, que dão para muito pouca coisa. É uma equipa que tem jogadores competentes, com um treinador que também é competente. Estamos à espera das possiveis surpresas que possam surgir, estamos preparados para elas. Sabemos o que temos de fazer como equipa”.

Depois de ter disputado o último jogo a 29 de dezembro, o Vitória SC não contará com seis jogadores na deslocação a Moreira de Cónegos, infetados com Covid-19, situações habituais no atual contexto em que nos encontramos. “São situações normais. Desde que cheguei ainda não tive toda a gente disponível. Cheguei em Outubro e havia jogadores com Covid-19 e agora continua a haver. Nunca lamentei isso. Felizmente, é uma situação que não tem tido repercussões físicas nos jogadores que regressam. Vamos a jogo com os que estão disponíveis, são os mais competentes. Os jogadores com Covid-19 passaram a ser equiparados a baixas por lesão, encaramos isso dessa forma. Temos o Wakaso que regressa de lesão, que é uma boa notícia para nós. Não lamentamos as ausências porque o plantel tem competência. Temos jogadores da equipa B com qualidade, que podem acrescentar a este grupo. Todos têm capacidade para jogar. Em treino, já utilizamos 38 jogadores e estão todos aptos para o 11. Estabilizamos o 11 nas últimas jornadas, mesmo com lesões e Covid-19 conseguimos manter um 11 competitivo. Não estamos preocupados com individualidades, mas com o coletivo, que tem dado uma boa resposta”.

Sem competir há 11 dias, esta paragem forçada não muda o foco da equipa para o jogo deste sábado. “É o primeiro jogo do ano e queremos começar bem, com a conquista de pontos. Queremos que a equipa continue a corresponder ao que fez nos últimos jogos, confiante, a saber o que tem de fazer em cada um dos momentos do jogo. Durante esta semana, em que pudemos voltar a treinar, percebemos que os jogadores continuam a treinar bem e que estão confiantes. Sabemos o que temos de fazer para ultrapassar um adversário difícil. É um dérbi, que tem sempre características específicas, mas é necessário continuar a pontuar para consolidar a nossa posição”.

O Vitória SC joga no terreno do Moreirense FC neste sábado, às 17 horas, a contar para a jornada 13 da I Liga.