preloader

Programa de concursos nas escolas de Guimarães

Apresentação decorreu esta manhã, na Escola EB 2/3 de Caldas das Taipas

No âmbito das comemorações do seu Centenário, o Vitória Sport Clube apresentou, esta terça-feira, na Escola EB 2/3 de Caldas das Taipas, um programa de concursos a implementar nas escolas do concelho e dedicado aos 100 anos da instituição desportiva mais emblemática da cidade, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a comunidade escolar do concelho.

A cerimónia de apresentação contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, com representantes da Comissão do Centenário, e com o Presidente do Vitória SC, Miguel Pinto Lisboa, que realçou a importância deste projeto para potenciar o talento que a cidade tem para dar. “A relação entre o Vitória e a comunidade vimaranense é extremamente importante, e para o nosso crescimento e lançamento do futuro, é essencial que essa relação comece o mais cedo possível com os mais novos, e estas iniciativas são fundamentais para isso. Para além da exaltação do clube deve lançar as bases para um Vitória cada vez mais forte no futuro e para que nos próximos 100 anos possa continuar a fortalecer-se. O Vitória é um clube único e nós somos únicos pela ligação que temos à nossa comunidade, ao nosso concelho. Nós somos diferenciados dos outros clubes portugueses, porque todos nós no concelho sentimos o Vitória como nosso, vivemos o dia a dia do Vitória com uma intensidade ímpar. Queremos promover isso desde cedo, por isso saudamos esta relação que queremos que exista sempre entre o Vitória e a comunidade escolar.”

Este desafio junto da comunidade escolar vai levar à elaboração de trabalhos com temas relacionados com o clube, nomeadamente de caricaturas, textos e outros trabalhos diversos.

O Concurso Escolar de Caricatura, que foi apresentado pelo membro da Comissão do Centenário e cartoonista, Miguel Salazar, pretende promover a descoberta de novos talentos para o humorismo, nas vertentes de caricatura e do cartoon, podendo os temas a explorar ser referentes a atletas do clube, de qualquer modalidade, sejam da atualidade ou da sua história, cartoons associados aos temas “Desportivismo” ou “Somos Únicos”, com este último a focar mais nos adeptos vitorianos e na sua forma única de apoiar o clube. Para este concurso serão considerados os alunos do 2.º e 3.º ciclos, assim como alunos do Ensino Secundário.

Por sua vez, o Concurso de Textos contará com o apoio da CM Guimarães, através da Biblioteca Municipal Raúl Brandão e da Rede de Bibliotecas Escolares, desafiando os alunos para a produção de textos que fomentem e consolidem os hábitos de escrita e leitura, a valorização da expressão literária, da criatividade, da imaginação e da cidadania, destinando-se a jovens nos escalões de 3.º e 4.º anos, 5.º e 6.º, 7.º ao 9.º, e Ensino Secundário.

Numa plateia repleta de jovens vitorianos, que tiveram direto a bilhetes para o jogo entre o Vitória SC e o CD Tondela, esta foi uma iniciativa inserida nas comemorações do Centenário do Vitória Sport Clube, que celebra a efeméride a 22 de setembro de 2022.