preloader

Recordista vitoriano

“Já fui a mundiais, já fui a europeus, mas este campeonato nacional foi a melhor prova que fiz até hoje”

João Costa alcançou uma prestação histórica nos mais recentes Campeonatos Nacionais de Natação. O nadador vitoriano sagrou-se campeão nacional e recordista nacional absoluto nos 100 metros costas para além de fazer história como o primeiro português a conseguir baixar a barreira dos 54 segundos na distância.

João diz que foi a melhor prova que já fez por tudo o que significou: “Foi o meu primeiro recorde com o Vitória. É outro sentimento. E também o facto de ser um recorde absoluto é diferente, um recorde com mínimo para os campeonatos do mundo e da europa e que ficou a uma décima dos Jogos”.

O alto nível que o nadador já atingiu não é surpresa para o seu irmão e treinador Rui Costa. Adivinhava-se desde tenra idade: “O João tecnicamente sempre foi muito bom. Desde os escalões mais novos que se notava que tecnicamente era muito bom, principalmente no estilo de costas e mariposa”.

O treinador diz que o futuro está no trabalho e vai ser preciso muito trabalho para alcançar os objetivos que João Costa tem para a sua carreira: “Os jogos Olímpicos é o topo. Se és olímpico, estás entre os melhores. Não há fracos entre os olímpicos”.

Feitos históricos de rei na touca e a confiança em João Costa para continuar a trazer alegrias e sentimento de orgulho para o Vitória e para todos os vitorianos.