preloader

Reformulação do basquetebol feminino

Decisão estratégica com vista à reestruturação e subsistência da secção

O Vitória Sport Clube informa que na temporada 2022/23 a equipa sénior feminina de basquetebol deixará de competir na I Liga da modalidade, estando prevista a inscrição no terceiro patamar competitivo, naquele que é o primeiro passo para a reformulação, na sua totalidade, do projeto em todos os escalões.

A decisão é tomada em consonância entre a Direção do clube e a secção da modalidade, com plena consciência de todos os intervenientes, percebendo o momento que o Vitória atravessa e que resulta da falta de condições que garantam, em simultâneo e ao mais alto nível, a competitividade das equipas seniores feminina e masculina num patamar que honre e orgulhe o nosso emblema.

Aliada à conjuntura atual junta-se a presença quase nula de atletas de formação na equipa sénior feminina, o que eleva, de sobremaneira, os custos da referida equipa, e que levaria a um maior distanciamento daquele que é o principal objetivo das modalidades desportivas vitorianas: usar o desporto do clube como uma forma de inclusão e de afirmação da juventude vimaranense.

É com este último ponto em mente, que o caminho no presente, sempre em vista para o futuro, fará com que todo o projeto de formação feminina seja reformulado, sendo a pedra basilar para a sustentabilidade. Esta mudança estrutural trará sangue novo à formação feminina de basquetebol do Vitória e que servirá, no futuro, de base para a equipa sénior vitoriana.

Ciente do esforço e dedicação de todas as atletas, treinadores, diretores e dirigentes que, ao longo dos anos, honraram o clube, o Vitória Sport Clube entende que este é o passo necessário para que o basquetebol feminino vitoriano possa ter o futuro que merece.