fbpx
preloader

Trio vitoriano brilha na seleção

Miguel Cunha, João Oliveira e o reforço Bruno Cunha fizeram parte do grupo que alcançou o apuramento para o EuroVolley 2023

Agosto foi o mês da Fase de Qualificação do Euro Volley 2023 para a seleção nacional A masculina e três vitorianos fizeram parte do grupo, ajudando ao sucesso alcançado. A equipa das quinas venceu cinco dos seis jogos disputados e alcançou o apuramento para a prova, pela terceira vez consecutiva.

Olhando para a fase de qualificação entretanto terminada, João Oliveira fala em dever cumprido: “Sentimento de dever cumprido por um grupo de trabalho super profissional e coeso. Foram seis semanas de um trabalho intenso e o grupo cumpriu com os dois objetivos propostos que eram a qualificação e o primeiro lugar do grupo”.

“Como cabeças de série do grupo sabíamos que, apesar do segundo lugar ser suficiente, só o primeiro é que interessava. Lidamos com os percalços no caminho da melhor forma e acabamos por dominar o grupo. Qualificar Portugal para o seu terceiro europeu consecutivo é sem dúvida muito gratificante”, acrescentou Miguel Cunha.

Esta foi uma experiência muito especial que Miguel Cunha considera que o vai ajudar como jogador e também por ter conseguido concretizar um objetivo pessoal: “Esta experiência com a seleção fez-me crescer como jogador e espero que isso se possa refletir durante a época no clube. Para além disso, poder partilhar o campo com o meu irmão na seleção era, sem dúvida, dos poucos marcos que ainda nos restava atingir e felizmente aconteceu neste verão”.

O irmão é Bruno Cunha, que este ano regressa ao Vitória, onde atuou entre 2013-2018 e com isso fazer com que Miguel e Bruno voltem a atuar no mesmo clube. Um fator que o jogador disse ter sido importante no momento de escolher clube para 2022/2023: “É sempre especial estar com o Miguel. Não só pela relação única que temos mas também pelo jogador que se está a tornar. Foi sem dúvida um dos fatores que me aproximou do Vitória”.

Um reencontro especial mas que se estende para além dos dois irmãos, dado que João Oliveira jogou com ambos no Vitória em 2017/2018. João fala do regresso de Bruno como positivo para ele e para a equipa, sobretudo pela presença do Miguel nos conquistadores: “O reencontro com o Bruno num clube no qual já fomos colegas no passado é extremamente gratificante. É um atleta experiente, que já conhece os cantos à casa e claro, tendo o irmão na mesma equipa tem sempre aquela motivação extra por conta da proximidade entre os dois”.

Um reencontro em Guimarães que está para muito breve dado que, com o início dos trabalhos marcado para o próximo dia 29 de Agosto, as férias vão ser poucas para este trio. No entanto isso não parece ser um problema com os jogadores a olhar já para a temporada que se avizinha.

Miguel acredita que a equipa vai ser mais competitiva em 2022/2023: “Gosto de pensar que o ano passado serviu como o primeiro degrau na escada que estamos a subir aqui no Vitória. Este ano mantivemos a estrutura e acrescentamos jogadores experientes e outros com muita vontade de provar o seu valor. Creio que subimos de nível e vamos ser mais competitivos que no ano passado”.

João Oliveira alinha pelo mesmo diapasão e aponta mesmo objetivos para a nova época: A época passada, apesar de termos atingido a meia-final da taça, soube a pouco. Queríamos ter ficado nos oito primeiros e acho que esse é o principal objetivo que temos nesta época. Temos de encarar isso como uma pressão positiva, pois neste clube há pressão todos os dias e temos de saber lidar com isso. Acredito que cada um de nós vai agregar valor ao grupo e trabalhando em equipa podemos chegar longe e quiçá fazer uma surpresa”.

Bruno Cunha, que regressa este ano ao clube do Rei, também dá eco à ambição dos colegas e sendo um jogador novo no grupo assume-se como pronto para ajudar: “Os objetivos para esta época são claros e a evolução do projeto é uma prioridade. A expetativa como equipa é sempre fazer melhor do que a época anterior. Penso que formamos um plantel forte do qual sou mais um para acrescentar. Vou dar o meu contributo com o que for possível, com muita dedicação e alegria”.

No rescaldo do apuramento para o EuroVolley 2023, os três conquistadores dão voz à ambição vitoriana e à vontade de trazer uma onda de vitórias da seleção nacional para o clube do Rei, prontos ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos e dar alegrias aos vitorianos.