Evento decorreu esta quarta-feira nas instalações do clube
O evento “O Psicólogo Vitória” deu o seu pontapé de saída e reuniu, em Guimarães, os 12 candidatos que iniciaram o recrutamento em formato de ação formativa com vista a, um deles, fazer parte do Departamento de Psicologia do Desporto do Vitória Sport Clube.
O dia arrancou na Academia do Vitória SC com o Diretor da Academia vitoriana, Rui Leite, que deu a conhecer as instalações e guiou a visita onde os candidatos puderam observar um treino da equipa masculina de sub-14.
A primeira palestra esteve a cargo de Filipe Teixeira, Psicólogo do Desporto do Vitória SC, versado no tema que deu nome a esta iniciativa, seguindo-se uma palestra dada pela Coordenadora do Departamento de Psicologia do Desporto do Vitória Sport Clube, Nádia Tavares, que abordou o tema “psicologia da formação à alta competição”.
De seguida, foram feitas entrevistas individuais aos 12 candidatos, e os mesmos candidatos puderam entrevistar Nuno Santos e Douglas, ambos treinadores adjuntos da equipa principal de futebol vitoriano.
Depois do almoço, o evento prosseguiu no Estádio D. Afonso Henriques, com os formandos a poder conhecer os “cantos” da casa vitoriana, e onde Nádia Tavares e Filipe Teixeira lecionaram sobre o tema “performance vs saúde mental”. O dia de grande dinâmica e momentos formativos culminou com o debate sobre o papel do psicólogo do desporto na atualidade, que fechou, com chave de ouro, um dia de grande partilha de conhecimentos.
Para Nádia Tavares, este evento permitiu levar a parte prática da psicologia de desporto para um mundo teórico. “Os futuros psicólogos do desporto que querem entrar nesta área têm muito pouca formação neste tipo de temas durante a licenciatura e durante o mestrado, e neste tipo de formações, ouvimos ‘era mesmo isto que eu queria’, ‘ esta é a minha paixão’ e isso para nós é o objetivo maior. Queremos, também, dar algum contexto deste mundo, e que seja um lançar da semente para que, um dia, possam ser psicólogos do desporto.”
Com vista à adição de um destes 12 psicólogos à equipa que coordena, Nádia Tavares partilhou que este evento serve, também, para mostrar o foco que o Vitória SC está a dar a esta área. “Como queremos aumentar a equipa, queremos conhecer que candidatos e que pessoas estão dispostas a entrar neste contexto. Acho que dinamiza, ainda mais, o nosso departamento de psicologia. Não estarmos só voltados para dentro, mas dar também para fora, e abrir as portas a um clube tão grande com o Vitória a psicólogos do desporto. Há muita necessidade, dentro dos clubes e dentro do desporto, tanto na formação como na alta competição. Espero que sirva de motivação para que possam crescer e trabalhar nesta área.”