fbpx
preloader

O futebol e os estudos

Formação do futebol feminino visitou estádio e assistiu a palestra sobre a importância dos estudos e do sucesso escolar

Mais de cinquenta atletas das equipas de Sub-13, Sub-17 e Sub-19 de futebol feminino do Vitória estiveram presentes no Estádio D. Afonso Henriques numa atividade que para além de aproximar ainda mais as jovens atletas à realidade diária do clube, serviu como palco para uma palestra sobre a importância do sucesso escolar.

Depois de recebidas pelo Vice-Presidente Armando Guimarães e de um percurso pelos pontos mais marcantes do estádio, o grupo de atletas juntou-se na sala de imprensa onde foram recebidas por Adriana Pereira e Cristina Abreu, responsáveis pelo departamento pedagógico do futebol feminino, que reforçaram a importância de conciliar com sucesso a atividade desportiva e o percurso académico.

A iniciativa contou ainda com a presença de Beatriz Cunha, atleta da equipa sénior feminina de futebol e de Jorge Fernandes, atleta sénior masculino de futebol do Vitória, que partilharam com as mais novas, a sua experiência e a forma como conseguiram conciliar ambos os mundos.

Jorge Fernandes falou da experiência de crescer no futebol e a importância de conciliar esse crescimento com os estudos: “Tentei ao máximo conciliar o futebol com os estudos e foi assim que consegui entrar na universidade. Claro que depois chega a um ponto que se torna muito difícil conciliar porque a exigência de ambos os lados é muito grande e temos de optar. Mas conciliar ambos é um processo muito importante no crescimento enquanto atleta e enquanto homem”.

A prestar atenção à palestra estava Isabel Sarmento, atleta Sub-19 de futebol do Vitória que, pela sua experiência é adepta de uma boa simbiose entre os estudos e o futebol: “Se estamos no futebol é porque gostamos. Se gostamos, queremos chegar o mais longe possível. Ter um método no futebol é muito importante e acabamos por perceber que na escola é da mesma forma e aprendemos a gostar da escola porque queremos ser bem sucedidas. É uma relação que nos ajuda quer de um lado, quer do outro”.

A importância da presença de Beatriz Cunha e de Jorge Fernandes neste tipo de iniciativas, é na opinião do jogador vitoriano, importante porque ajuda a dar realidade à mensagem que se quer transmitir: “Com casos reais, como o meu e outros, se calhar a mensagem passa de uma outra forma, mais bem conseguida. A mensagem que tentei passar foi que o mais importante é dar o nosso melhor quer no futebol quer na escola porque se dermos o nosso melhor, coisas boas vão aparecer”.

E esses mesmos testemunhos, segundo Isabel, ajudam e dão motivação para os mais novos perseguirem os seus sonhos: “Ouvir pessoas com experiência dá-nos motivação, faz-nos pensar que é possível e dá-nos força para tentar e lutar pelos nossos sonhos”.