Moreno Teixeira projetou o duelo desta segunda-feira
Num jogo de emoções fortes, o Vitória SC vai fazer valer o sangue-frio e a organização. O técnico Moreno Teixeira aposta numa equipa equilibrada, tanto no plano “tático” como no “mental, para a receção ao Braga e acredita que isso será meio caminho andado para uma vitória, a combinar com o objetivo assumido de somar mais pontos na segunda volta do campeonato do que na primeira. O plano está traçado.
Jogo com o SC Braga: “Teremos de fazer muito daquilo que fizemos nos jogos lá e perceber o que não conseguimos fazer para ganhar e a partir daí melhorar. Desde logo perceber que o foco tem de existir desde o apito inicial até ao fim, que foi uma das coisas que nos fez perder pontos e, num dos casos, a eliminatória. Perceber também que tivemos muita qualidade nesses dois jogos. Servem de referência mas os jogos são sempre diferentes, o cenário será diferente, jogamos em casa, teremos um apoio ainda maior do que aquele que tivemos em Braga e os momentos da equipa serão diferentes. Acima de tudo, temos de ser nós próprios e não perdermos a identidade, reconhecendo que do outro lado está uma equipa muito competente”.
Jogos diferentes: “Se houve jogos bem conseguidos da nossa parte foram os dois que fizemos em Braga mas a realidade é que não tirámos nada, nem pontos nem a eliminatória. Mas isso já foi há algum tempo, como já disse, os momentos são diferentes, as duas equipas parecem estar num bom momento e o jogo tem tudo para ser um bom espetáculo. É um dos dérbis mais apaixonantes do nosso campeonato. Acima de tudo, é muito importante haver equilíbrio tático e emocional. Percebemos que é um jogo especial mas teremos de ser equilibrados, tanto taticamente como a nível mental”.
Espera um Braga fragilizado?: “Não espero um Braga fragilizado por ter jogado na quinta-feira. Recordo que, no inicio da época, fizemos um jogo na Croácia na quinta-feira e fomos a Chaves jogar a primeira jornada num domingo à noite e a nossa resposta foi boa”.
Momento defensivo: “O Mikel já está recuperado e amanhã irão perceber se teremos um sistema a três ou continuamos com uma linha de quatro. O facto de a equipa não sofrer golos satisfaz-me mas não olho só para o Bruno nem para os homens que estão à frente dele. Olho para todos porque, muito desse sucesso, deve-se ao facto de os homens da frente condicionarem logo os adversários. Queremos continuar com esse registo e, se possível, melhorar a nossa eficácia ofensiva. Temos qualidade para fazer mais golos”.
Dani Silva: “Eu sou suspeito para falar do Dani Silva e não gosto de individualizar mas tudo aquilo que lhe está a acontecer é muito mérito dele, pelo talento que tem, pelo profissional que é e pelo fantástico miúdo que também o é. É um jogador que já está connosco desde o primeiro dia em que sou treinador principal na equipa B e a verdade é que há dois anos o Dani não era titular na equipa B. Passado dois anos, ver o Dani a atravessar este momento satisfaz-nos muito mas, repito, os louros são todos para ele. Mas o Dani, e os Danis do nosso grupo, terão de perceber que no futebol não dá para relaxar. Ao lado dele estão atletas que lhe querem roubar o lugar e quem ganha com isto é o Clube. O Dani tem de continuar porque não tenho dúvidas de que vai para níveis ainda mais altos porque está lá tudo”.
Vê a CONFERÊNCIA DE IMPRENSA de Moreno Teixeira: