Vitória SC sofre derrota em Famalicão (2-1)
A 28.ª jornada da Liga Portugal abriu com um desaire vitoriano em terras famalicenses, por 2-1.
Moreno Teixeira, para esta partida, viu-se obrigado a operar várias alterações, principalmente na defesa, devido às ausências de André Amaro, Mikel Villanueva e Ibrahima Bamba. Com o sistema de 3-4-3 a manter-se como aposta, Manu Silva, que se estreou pela equipa principal do Vitória, e Tounkara juntaram-se a Dani Silva numa defesa a três homens. Face à juventude, às poucas rotinas e à inexperiência, a defensiva fez o Vitória tropeçar por várias vezes, principalmente quando procuravam motivos para sorrir.
O placard demorou 10 minutos para receber a primeira alteração, quando Jhonder Cádiz, aproveitando uma falha defensiva do Vitória, cabeceou para o fundo da baliza de Celton Biai, fazendo o primeiro golo da partida.
Aos 22 minutos, o Vitória ficou em superioridade numérica após expulsão de Riccieli. O defesa e capitão dos homens da casa derrubou Alisson Safira – que ía isolado para a baliza famalicense – levando o árbitro André Narciso a admoestar a cartolina vermelha. Quando os Conquistadores poderiam tirar proveito da superioridade numérica, esta durou apenas 11 minutos, momento em que Tiago Silva cometeu uma falta sobre Ivo Rodrigues e recebeu ordem de expulsão por parte do árbitro da partida.
O intervalo chegou e o marcador fazia sorrir a turma de Famalicão, ao apontar 1-0. Para o segundo tempo, e com a entrada de Mikey Johnston, os Conquistadores mostraram-se mais atrevidos, procurando levar perigo à baliza defendida por Luíz Júnior.
À passagem do minuto 64, Ivo Rodrigues derrubou Miguel Maga junto da bandeirola de canto, levando André Narciso a assinalar falta. De livre, Rúben Lameiras, com um bom cruzamento, assistiu Dani Silva que, de cabeça, estreou-se a marcar pela equipa principal do Vitória.
O empate durou pouco tempo porque aos 70 minutos, aproveitando a passividade da defensiva vitoriana, Francisco Moura sacudiu a bola para a baliza dos Conquistadores, batendo Celton Biai e colocando novamente o FC Famalicão na frente do resultado.
A equipa de Moreno Teixeira não cruzou os braços e aventurou-se na procura de um resultado positivo, com várias investidas à baliza famalicense, todas sem sucesso. O marcador não se alterou até ao final do jogo e o resultado acabou por favorecer a equipa da casa.
Os vitorianos voltam a competir no próximo dia 24 de abril, pelas 20h15, com a receção ao Sporting CP no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo relativo à 29.ª jornada da Liga Portugal.
Poderá consultar a ficha de jogo aqui.