Treinador dos Conquistadores fez o rescaldo do desaire em Famalicão (2-1)
Desiludido com a derrota, Moreno Teixeira deu conta de uma defesa muito limitada frente ao Famalicão, sem deixar de lamentar os erros cometidos. Em defesa dos jogadores, o treinador do Vitória SC assumiu responsabilidades e garantiu que não há falta de empenho de nenhum profissional
Eficácia: “As equipas ganham pela eficácia e o Famalicão foi muito eficaz. Nas poucas oportunidades que teve, fez golos, mas também por nossa responsabilidade. Estávamos algo limitados na defesa, mas a este nível também não podemos cometer determinados erros. Em jogo jogado, fomos melhores do que o Famalicão: tivemos mais oportunidades. A primeira parte foi muito equilibrada e não retirámos grande vantagem do facto de um jogador do Famalicão ter sido expulso”.
Esperança: “Na segunda parte fomos muito melhores e chegámos ao golo do empate. A nossa intenção era depois refrescar a equipa, sem nos desequilibrarmos, e aconteceu o segundo golo do Famalicão. E não podem acontecer lances desses a este nível. A responsabilidade é minha. Não vamos perder o equilíbrio, nem desesperar. Ainda temos seis jornadas pela frente e 18 pontos para disputar. Temos que ser competitivos e organizados no que resta do campeonato”.
A estreia de Manu Silva: “O Manu Silva jogou numa posição que não é a dele. Não foi para jogar como central que o fomos buscar. Ele é mais médio do que central. No entanto, perante as limitações da equipa, teve que jogar como central. Fez o que é possível. É um profissional fantástico e precisa de crescer. Tem de aprender, tal como o Tounkara. É neste tipo de jogos que eles aprendem. Enquanto cá estiver, não vou deixar ninguém para trás, nem vou deixar cair nenhum dos nossos atletas, mesmo que cometam erros. Tenho de trabalhá-los e prepará-los, mas a este nível não podemos cometer erros. O Manu vai crescer e ajudar-nos no futuro”.
As baixas de Mikel Villanueva e André Silva: “Felizmente, o jogo com o Sporting será apenas na segunda-feira. Acredito que o André Silva vai recuperar até lá. Passou a noite com febre, hoje passou o dia a vomitar. Já o Mikel teve um desconforto muscular no início da semana e espero contar também com ele”.
Aspetos positivos: “Há sempre coisas boas a retirar de cada jogo, mas ficou o resultado negativo. E os sócios do Vitória querem é ganhar. Não estamos a conseguir isso e a responsabilidade é só nossa. Não se podem cometer os erros que cometemos a este nível. Não há falta de entrega. É por isso que defendo os atletas. Se não tivessem essa atitude, eu não falava desta forma. Eles querem muito, são os primeiros a estar frustrados no balneário. Quero por isso que a responsabilidade recaia só sobre o treinador, mais nada”.
O sistema defensivo: “Se não tivéssemos perdido o Tiago Silva, por expulsão, de certeza que iríamos desmontar a linha de cinco. Nem tivemos tempo para o fazer. Antes do jogo tudo foi ponderado, mas sabemos que a equipa se sente mais confortável a jogar com uma linha de três. Fica mais equilibrada, mas os resultados também não têm demonstrado isso. Sabemos que jogadores temos ao dispor e agora não adiantar lamentar. Temos é que pensar em soluções para o próximo jogo. Isso é o mais importante”.
Assista a Conferência de Imprensa de Moreno Teixeira após a derrota em Famalicão aqui: