De visita ao Marítimo, Moreno Teixeira tenciona apresentar o melhor Vitória SC, confirmando as chamadas do guarda-redes Bruno Varela e do central Jorge Fernandes
A raça que não acompanhou o talento dos jogadores do Vitória SC na segunda parte do jogo com o Sporting deverá reaparecer frente ao Marítimo. Mordaz nas críticas no rescaldo da partida com os leões, Moreno Teixeira não alterou uma vírgula no seu discurso anterior e deixou bem expressa a ideia de que partirá para Madeira confortável pela “resposta positiva” que registou da parte dos jogadores nos últimos treinos. O plano para a conquista dos três pontos está traçado de forma clara, sem lugar a castigos na convocatória, conforme garantiu o treinador na antevisão.
O impacto das declarações no final do jogo com o Sporting: “Entendi que devia proferir essas declarações naquele momento. Enquanto cá estiver, serei eu próprio em tudo aquilo que fizer e disser. Senti que deveria ter proferido aquelas declarações. Não falei por falar, e não foi para me desresponsabilizar. E também sei bem o que fui dizendo ao longo de vários meses em conferências sobre os profissionais do Vitória SC. Repito isso hoje: os profissionais do Vitória são do melhor que há no nosso campeonato. Se o Vitória não os tivesse, provavelmente estaria a passar por desconfortos piores. Entendo, porém, que só ter talento não chega a este nível em que estamos. É preciso ter outro tipo de coisas. Só assim poderemos criar um grupo forte e eu senti que essas coisas não existiram na segunda parte do jogo com o Sporting. Foi só isso que eu falei. E a resposta dos atletas deixou-me muito confortável para o jogo que teremos de fazer na Madeira”.
O Marítimo: “Temos pela frente um jogo difícil. O Marítimo tem melhor equipa do que reflete a posição que ocupa na classificação e tem sido muito forte nos últimos jogos em casa. Foi assim frente ao Paços de Ferreira e Boavista, com entradas muito fortes. Tem um treinador muito experiente e competente e os seus jogadores são muito interessantes. Mas sinto que o nosso grupo quer dar uma boa resposta e isso deixa-me confortável para o jogo na Madeira. Dá-me conforto e confiança”.
O Vitória desejável: “Terá de ser um Vitória muito melhor do que aquele que se viu na segunda parte do jogo com o Sporting. Quero a equipa mais agressiva e com mais qualidade na posse, criando mais oportunidades e a ganhar mais duelos. Para ganhar amanhã, o Vitória terá de ser melhor e eu acredito que isso vai acontecer. Acredito que voltaremos a ser esse tipo de equipa”.
Jogo aberto e com golos? “Nunca sabemos se um jogo será aberto ou não. Acredito é que será um bom jogo porque as duas equipas precisam de ganhar. O nosso foco é quebrar a série de resultados que temos tido. Jogando bem, estaremos sempre mais perto de ganhar. A equipa terá de estar confortável em campo, confiante, sem medo de errar, com coragem. É isso que eu espero, sabendo que o Marítimo tem na frente jogadores muito verticais e muito fortes no um contra um, como são o Xadas e um outro miúdo emprestado pela Juventus. Estamos preparados para tudo: analisámos bem o Marítimo e tenho a certeza de que vamos dar uma boa resposta. Conheço bem os atletas que tenho e sei como foi a semana. Vou muito confortável para o jogo”.
Bruno Varela e Jorge Fernandes: “Estão na convocatória”.
Nenhum castigo: “A mensagem não se destinou a ninguém em especial. Foi para o grupo. Esta semana tivemos 24 jogadores disponíveis para trabalhar e, por isso, é normal que alguns fiquem de fora, somente por opção técnica. O que já disse sobre os atletas não foi para ficar bem comigo ou para ficar bem com os atletas. Eles são realmente bons profissionais. Vão para a Madeira aqueles que eu entendo que são as melhores opções para o jogo. Não há castigos. Sempre disse que não deixo nenhum atleta para trás e vou manter isso. Eu quero é que eles percebam que para jogarem a este nível, durante muitos anos, não chega o talento. É preciso ter muito mais, isso é que faz um grupo. Esta é a minha forma de trabalhar. Eles não vão ter sempre o Moreno como treinador, nem vão ser sempre jogadores do Vitória. Eu acredito nessa forma de estar e tento incutir-lhes isso. É preciso ter mais do que talento”.
O futuro no clube: “Isso depende da administração, que me tem dado todo o apoio. Eu sabia que seria difícil este percurso e tenho quase a certeza de que estarei cá até ao final da época, com a mesma motivação do primeiro dia. Depois fará sentido uma conversa para percebermos o que é melhor para o clube. A prioridade é o clube. Se vale alguma coisa mudar de equipa técnica neste momento? Não resolverá nada. Até ao final da época estarei cá, com muita responsabilidade e motivação. Depois, sim, no final da época iremos conversar e perceber o que é melhor para o Vitória. Isso é que é importante”.
Vê antevisão de Moreno Teixeira ao encontro diante do Marítimo em: