Técnico das Cadetes Femininas projetou a Fase Final, que se realiza entre os dias 26 e 28 de maio
Fim-de-semana de grandes decisões para as Cadetes Femininas do Voleibol do Vitória SC. Após várias fases e inúmeros jogos de preparação, o conjunto orientado por Bruno Lopes garantiu o tão merecido passaporte para a Fase Final e entra em campo já esta sexta-feira, dia 26 de maio, diante do Leixões SC.
O grupo chegou ao ‘bolo’, mas não se dá por satisfeito, querendo mesmo conquistar a ‘cereja’, que passa por alcançar o título nacional e fazer a festa em Esmoriz. Em entrevista aos órgãos de comunicação do Vitória SC, Bruno Lopes destacou o trabalho, a força e união das atletas, que se mostram ansiosas e determinadas a exibir o seu valor contra as melhores equipas nacionais.
Competência: “Somos, claramente, uma das melhores equipas nacionais. Desde o início da fase nacional, sabíamos que tínhamos competência para chegar a esta fase. Foi sempre essa mensagem que passámos para as atletas. Foi uma caminhada gigante ao longo destes 10 jogos na fase nacional. Para preparar a segunda volta, percebemos que tínhamos de evoluir a nossa consistência e o volume do jogo. Decidimos arriscar e participar num torneio em Gondomar, que contou com a participação de muitas equipas da zona de Lisboa”
Uma final: “Somos uma das melhores equipas do Norte. Vai ser uma competição muito dura. Venha quem vier, vamos provar que merecemos ser Campeãs Nacionais. O jogo contra o Leixões SC esta sexta-feira é uma final. O Leixões SC foi campeão regional. Já tivemos dois jogos muito interessantes diante do Leixões SC. As equipas já se conhecem muito bem. Vai ser uma partida muito difícil e intensa. Uma equipa vai ficar pelo caminho. O Vitória SC e o Leixões SC são duas das melhores equipas do campeonato. Estamos todos ansiosos para que comece. É como tenho dito a todas as atletas: se queremos ser Campeãs Nacionais, temos de jogar contra as melhores equipas e provar que somos a melhor de todas”
A caminhada: “Foi um percurso muito longo. As equipas da fase regional do Porto têm um nível interessante e competitivo. Tínhamos consciência do nível deste grupo. Na pré-época, tivemos seis fins-de-semana sempre a competir no final do mês de setembro. Depois tivemos uma fase regional, que permitiu o grupo crescer e ser mais competitivo. Aproveitámos também a pausa natalícia e ainda a ‘folga’ entre o regional e o nacional para realizar cinco jogos de treino contra equipas da região do Porto. Não é fácil ser uma equipa do distrito de Braga e estar ao mesmo nível das equipas do Porto. Há falta de competitividade e temos de ser mais exigentes na preparação da época”
Esforço: “Houve muito esforço das atletas, dos treinadores, da secção, dos pais das atletas, com muita mobilidade. Prescindiram de fins-de-semana para a realizarmos jogos de preparação. Portanto, o percurso começou muito antes desta fase. As nossas atletas já estão a lutar por estas pequenas conquistas há muito tempo. Foi um esforço de uma época difícil para todos. Na fase nacional, foi acreditar desde o primeiro minuto. Perceberam que eram 10 finais e o festejo de cada jogo começou desde a primeira partida. Do mais fácil ao mais difícil.”
Ingredientes do sucesso: “Parte do sucesso deve-se ao facto das minhas atletas serem mais do que um grupo. São uma equipa, mas também são uma família. Isso nota-se em campo. Cresceram muito e evoluíram muito, tanto técnica como taticamente. O objetivo é realmente sermos campeões nacionais. Acreditamos que temos essa capacidade, constituído por um núcleo forte. Fizemos todo o trabalho possível para atingir esse objetivo.”
O primeiro desafio das Cadetes Femininas é diante do Leixões SC, um adversário bem conhecido pela turma vitoriana. A partida tem início marcado para as 18h00, no Pavilhão Nº2 do Esmoriz GC. Mediante o resultado dos diferentes encontros, o Vitória SC pode enfrentar a equipa do Sporting CP ou da AJM/FC Porto no jogo seguinte.
O programa completo da Fase Final encontra-se disponível aqui: