Mais de 15 mil adeptos empurraram Conquistadores para uma reviravolta que marcou o segundo triunfo consecutivo
A célebre imagem transmitida por Moreno Teixeira verificou-se: na receção ao Gil Vicente, o Vitória Sport Clube juntou a força da bancada com uma vitória. Desta vez, foram 15127 adeptos que embalaram a equipa para uma reviravolta esforçada, operada por dois golaços de Tiago Silva e Nelson da Luz, depois de esta ter dominado por completo a partida na primeira parte, desperdiçando inúmeras oportunidades de golo.
Sob as ordens de João Aroso, mas com poucas mudanças desde o jogo com o Estrela da Amadora (apenas Tomás Händel rendeu Zé Carlos no onze titular), os Conquistadores entraram na partida atrevidos e com uma dinâmica ofensiva intensa. Aos sete minutos, Bruno Gaspar colocou a bola no fundo da baliza defendida por Andrew, mas o golo foi anulado por fora de jogo.
Dois minutos depois, Mikel Villanueva negou o golo ao Gil Vicente, cortando em cima da linha um remate de Fujimoto. Aos 18 minutos, surgiu uma nova oportunidade de golo para a turma vimaranense: um cruzamento da direita de Bruno Gaspar a encontrar ao segundo poste Afonso Freitas que atirou ao ferro da baliza gilista.
Após uma primeira parte satisfatória dos vitorianos, o intervalo chegou e o resultado continuava a assinalar um empate a zeros. Retomado o jogo, a formação orientada por Vítor Campelos precisou apenas de 10 minutos para congelar o D. Afonso Henriques. Aproveitando uma defesa incompleta de Bruno Varela a um remate de Dominguez, Baturina fez o primeiro golo da partida.
Os vitorianos não baixaram os braços, arregaçaram as mangas e colocaram fim à vantagem do Gil Vicente 6 minutos depois, quando, aos 61 minutos, Tiago Silva esculpiu uma obra de arte. De canto direto, sobre o lado esquerdo, o número 10 dos Conquistadores deliciou mais de 15 mil espectadores com o empate na partida.
O golo da igualdade fez os homens de Guimarães acreditarem no triunfo e o crescimento ofensivo fez-se notar. João Mendes, Mikel Villanueva e Jota Silva tentaram causar estragos junto da defensiva adversária, mas todas as tentativas acabaram sem sucesso.
Aos 62 minutos deu-se a entrada em campo do que viria a ser o Homem do Jogo. Nelson da Luz rendeu Afonso Freitas na ala esquerda e, aos 83 minutos, fez o estádio explodir de alegria. O angolano arrancou da esquerda, fez duas tabelas com João Mendes e André Silva, respetivamente, e, do meio da rua, com o seu pé direito, fuzilou a baliza gilista, operando a reviravolta no encontro.
O resultado não sofreu mais alterações e ficou estabelecido em 2-1. O Vitória conquistou o seu segundo triunfo consecutivo em dois jogos, estando posicionado nos lugares cimeiros do campeonato com 6 pontos. O próximo desafio acontecerá a 27 de agosto, pelas 18 horas, com os Conquistadores a receberem o FC Vizela no Estádio D. Afonso Henriques.
A ficha do jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20232024/ligaportugalbetclic/2/2