fbpx
preloader

Paulo Turra assume o comando técnico

O treinador brasileiro assinou um contrato válido por duas épocas com o Vitória Sport Clube e estreia-se no domingo, frente ao Vizela

Paulo Turra é o novo treinador da equipa principal do Vitória Sport Clube. Antigo jogador dos Conquistadores, o técnico brasileiro de 49 anos assinou um compromisso válido por duas épocas (até 2025) na presença do presidente António Miguel Cardoso e já será responsável pela preparação dos atletas para o jogo com o Vizela, do próximo domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, estando agendado para a manhã desta terça-feira o primeiro treino da semana, que decorrerá à porta fechada na Academia do clube.

Nesta primeira experiência em Portugal como treinador, depois de ter representado o Boavista entre 2001 e 2004 e o Vitória SC em 2004/05 como jogador, Paulo Turra terá como adjuntos Adir Kist, Felipe Endres, Cyro Bueno, Rui Cunha, Douglas Jesus e Nuno Madureira.

Em declarações à comunicação do Vitória Sport Clube, António Miguel Cardoso elogiou o perfil do novo treinador. “Foi jogador do Vitória SC e conhece bem o clube. Teve uma carreira muito interessante como atleta e já apresenta um vasto currículo como treinador e treinador-adjunto, tendo trabalhado com o mister Felipe Scolari. Está habituado à pressão e essa pressão envolve todos os que trabalham no Vitória SC. O Paulo Turra é um profissional de convicções, forte e vai ajudar muito em termos de liderança”, vincou.

Atento à carreira de Paulo Turra como treinador, o presidente do Vitória deu ainda conta de um profissional muito identificado com as áreas “da fisiologia e do desenvolvimento dos jovens jogadores”, muito valorizadas no Athletico Paranaense. “Esteve muitos anos nesse clube brasileiro, primeiro como adjunto do mister Scolari, depois sozinho, e conhece bem essas vertentes. Como não tem medo de arriscar, entendemos que é a pessoa ideal para o projeto do Vitória SC. Há uma comunhão de interesses. De resto, depressa se manifestou interessado em vir para cá: é um apaixonado pelo clube. Estamos convencidos de que é uma grande aposta e que as coisas vão correr bem. Vamos ter um Vitória SC cada vez mais forte”, declarou.    

Manifestando-se satisfeito com o acordo celebrado, Paulo Turra deu conta de um importante desafio. “Espero ter muito sucesso, fazendo com que o Vitória SC ocupe um grande lugar no campeonato. Com o apoio dos nossos adeptos, que são únicos no futebol português, espero que a equipa faça uma boa campanha. Acredito que vamos fazer um belo trabalho. Assisti a alguns jogos, e o último até foi ao vivo, e considero que o grupo é muito bom. O meu objetivo é potenciar a qualidade dos jogadores”, testemunhou, garantindo que depressa aceitou o convite. “Nem pensei duas vezes. Fui jogador do Vitória SC e trata-se de um clube muito grande, com adeptos únicos e fiéis. Cobram muito, é verdade, mas apoiam muito a equipa. É um grande do futebol português. Tem uma força muito grande, pelo que tenho pela frente um belíssimo desafio”, perspetivou.

Ciente de que o Vitória SC é um importante clube formador, o treinador manifestou-se ainda disponível para lançar jovens na equipa principal. “Gosto muito de trabalhar com jovens jogadores. Têm fome de futebol, muita gana e querem muito crescer. Comigo, os jovens do Vitória SC terão sempre oportunidades desde que façam por merecê-las”, referiu.    

Terminada a carreira de jogador em 2008 no Brasil, Paulo Turra abraçou a carreira de treinador no ano seguinte, ao serviço do Novo Hamburgo, passando depois pelo Esportivo, Brusque, Brasil de Farroupilha, Cianorte, Operário Ferroviário, Marcílio Dias, Avaí e Caxias. Em 2017, tornou-se adjunto de Luiz Felipe Scolari no Guangzhou FC (China), acompanhando posteriormente o campeão do mundo de futebol como técnico da Seleção do Brasil em 2002 no Palmeiras, Cruzeiro, Grémio de Porto Alegre e Athletico Paranaense. No último ano em que trabalharam juntos, o Athletico Paranaense alcançaria a final da Taça Libertadores com vários jovens jogadores e, já no ano seguinte (2023), seria Paulo Turra a suceder a Scolari como técnico principal do mesmo clube de Curitiba. O Santos foi o último clube do novo treinador do Vitória SC.

Todas as declarações podem ser auscultadas no vídeo abaixo:

O vídeo de apresentação do técnico brasileiro: