João Pedro, dos Sub-15, também brilhou na última jornada
Marcar um hat-trick parece estar na moda em Guimarães. Depois de Dénis Duarte ter brilhado no D. Afonso Henriques, foi agora a vez de J.P. fazer o gosto ao pé por três ocasiões no mesmo jogo. Aconteceu diante do AD Barroselas na mais recente goleada por 0-8. “Nos Benjamins, já tinha marcado três golos de uma vez mas é óbvio que agora é especial porque é a sério. Foram os três de pé esquerdo porque é com o esquerdo que remato sempre”, começou por lembrar o médio.
João Pedro, que é igualmente conhecido por J.P., soube tratar bem a bola em três momentos diferentes da partida mas nem sempre esta relação foi feliz e é o jogador quem o admite: “Quando comecei, tinha medo da bola”. A frase, fora do contexto, pode ser mal interpretada. Por isso, mostramos também a explicação. É que o início deste percurso começou na… baliza. “O meu pai era guarda-redes, aliás, foi guarda-redes aqui na formação do Vitória e eu, por influência dele, fui para a baliza mas não aguentei muito tempo. Tinha medo da bola e sofria muitos golos então entendemos que era melhor eu mudar de posição (risos)”, contou.
Volvidos cerca de oito anos – e 5 são já de rei ao peito – a aposta revelou-se acertada. No presente e, espera o jogador, para o futuro. Apesar de não ter uma meta de golos, J.P. quer distinguir-se na linha da frente mas foca o discurso na sua maior motivação: o sucesso coletivo. “É indiferente se marca o J.P. ou outro jogador. Sou competitivo mas de uma forma saudável, sem espaço a inveja ou ambição excessiva. Acho que na nossa idade nós queremos mesmo é jogar e ganharmos, sem olhar aos números individuais, até porque somos todos amigos. Eu passo o meu dia com os meus colegas de equipa, uma vez que frequentamos a mesma escola e almoçamos na cantina, por isso, não há espaço para uma competitividade que nos cegue”, explicou.
“O FC Famalicão tem crescido nos últimos anos”
Com três jogos disputados, os Sub-15 não sofreram ainda qualquer derrota. Ao cabo de um mês de competição, a balança mostra um saldo de duas vitórias e um empate, com 11 golos marcados e apenas dois sofridos. Depois da goleada ao Barroselas, segue-se a receção ao FC Famalicão este domingo e onde o médio conta ver “casa cheia na Academia”. Sobre o jogo, João Pedro reconhece o crescimento do adversário numa série “muito competitiva”. “A nossa Série é realmente muito difícil, há várias equipas fortes que procuram chegar à Fase Final e o Famalicão é uma delas. É um clube que tem crescido nos últimos anos e o sucesso recente na formação é prova disso. Ainda assim, vamos jogar em casa e queremos ultrapassá-los na tabela classificativa. Espero que os adeptos nos ajudem nesta missão e apareçam em bom número”, concluiu.