Treinador português assinou um compromisso válido até 2025
Álvaro Pacheco é o novo treinador da equipa principal do Vitória Sport Clube. O técnico português de 52 anos, natural da Lixa, encontrava-se livre de compromissos e assinou um contrato válido por duas épocas (até junho de 2025).
Apresentado ao fim da manhã desta quarta-feira no auditório do Estádio D. Afonso Henriques pelo presidente António Miguel Cardoso, Álvaro Pacheco orienta já o treino da equipa aprazado para a tarde, de preparação para o jogo de domingo, frente ao Famalicão, a contar para a oitava jornada da Liga Portugal.
Honra: “Antes de mais, agradeço a confiança. É uma honra muito grande representar um dos maiores cubes portugueses. É um clube com ADN, uma identidade muito própria, na qual me revejo. Vou dar o meu máximo para ajudar o Vitória a conquistar os seus objetivos, com alma à Vitória”.
Identificação com o clube: “Claramente. O Vitória é um clube muito grande, com ADN e alma muito grande. Aquilo que é o ADN e a identidade vitoriana têm muito a ver comigo. É um clube ambicioso, guerreiro. O seu lema diz ‘Vitória até morrer’. Podemos fazer as coisas acontecer. Queremos uma equipa com identidade muito própria e que os seus adeptos se apaixonem e se envolvam. São a alma do clube e são fundamentais para o nosso sucesso. Queremos ser a extensão deles, uma equipa ambiciosa, que lute em todos os estádios pelos três pontos. Somos Vitória e isso motiva-me”.
Responsabilidade: “Quero deixar uma palavra aos meus antecessores, que têm um passado e uma história no clube. O mais importante é a oportunidade que temos de construir e elevar o nome do Vitória. Sei da responsabilidade de representar este clube, temos de nos focar no que podemos fazer para ser mais fortes. Com uma envolvência grande, o Vitória vai conseguir as suas metas. Temos de pensar como vamos construir o presente para alcançar algo que nos vai deixar com orgulho”.
A dimensão do Vitória SC: “São clubes diferentes [Estoril e Vitória SC]. Foi um prazer enorme representar o Estoril, mas o Vitória é um grande. Para mim, representar um grande é um orgulho muito grande. O meu grande foco é ajudar o Vitória a continuar a crescer a conquistar as suas metas”.
Objetivos: “Vejo um grupo com potencial, jovem, mas com muito potencial. Tenho uma expetativa muito grande. Podemos fazer coisas muito bonitas. Queremos ter um futebol positivo, atraente, que apaixone os vitorianos, que os vitorianos se identifiquem com o que se está a passar dentro das quatro linhas. Temos de acreditar no que somos e queremos fazer. Queremos criar uma identidade, uma ideia de jogo. Quando isso estiver enraizado, queremos ser supercompetitivos.”
Pressão e futebol de ataque: “Queremos pegar na exigência da massa associativa e transportar isso para o lado positivo. Tem de ser o combustível para irmos em busca dos nossos objetivos. Temos de pegar nessa pressão e tornar isso num combustível. Acredito num futebol positivo, de ataque, mas em que possamos dominar todos os momentos. Quero uma equipa capaz de combinar todos os momentos. No próximo jogo queremos ter já uma mentalidade e uma atitude ganhadora. É isso que este clube exige”.
Em busca da felicidade: “É uma honra muito grande representar esta instituição, por tudo, pelo clube, envolvência e cidade. Tenho uma vontade enorme de ajudar o Vitória para sermos felizes”.
A nova equipa técnica dos Conquistadores é composta por:
Treinador Principal – Álvaro Pacheco
Treinador Adjunto – Pedro Valdemar Teixeira
Treinador Adjunto – Bruno Miguel Teixeira Pinto
Treinador Adjunto – José Miguel Carvalho Teixeira
Treinador Adjunto – Rui Cunha
Preparador Físico – Rui Jorge Canário Álvares de Lemos
Treinador GR – Douglas Jesus
Treinador GR – Nuno Madureira
O vídeo de apresentação do novo treinador: