Prestes a estrear-se ao comando do Vitória SC, Álvaro Pacheco avança confiante para Famalicão, dando conta de um grupo muito disponível e orientado para o caminho que deve ser cumprido esta época
O tempo para trabalhar voou, menos a paixão e a dedicação total ao Vitória Sport Clube. Certo de que abraçou uma bela “oportunidade”, Álvaro Pacheco acredita que a equipa será capaz de se superiorizar na visita deste domingo ao Famalicão, praticando um futebol de ataque e “atrevido” com o claro intuito de ganhar, não descurando em momento algum na raça e no querer. Esses são pressupostos inegociáveis para o resto de uma longa época em que ainda há muito para conquistar na opinião do novo treinador.
Alicerces: “Tive pouco tempo [para preparar a equipa], mas algumas coisas nem dependem do tempo. E até são mais importantes. Não podemos abdicar da nossa responsabilidade e da nossa determinação ao representar o Vitória SC. Isso é inegociável, sem dúvida nenhuma. O tempo foi curto, mas sabemos de que de forma a equipa deve jogar. Queremos construir a nossa ideia de jogo, mas nesta altura importa muito o querer, a atitude e o espírito de conquista. Tendo pouco tempo de trabalho, esses fatores serão suportes para a nossa ideia de jogo”.
O sistema tático e a paragem do campeonato: “Com tempo vamos implementar as nossas ideias de jogo, embora indo de encontro com as características do plantel. Mais importante do que a estratégia e o sistema é o que nós controlamos nesta altura, aquilo que é a essência do Vitória SC. Esta é uma equipa ambiciosa e com espírito de conquista e determinada, a fazer as coisas acontecer. É isso que faz com que os adeptos sintam orgulho na equipa. Queremos que eles se revejam na equipa. Mais importante do que o sistema e a estratégia são esses pilares. É isso que define o que é ser Vitória SC. Temos de ser capazes de implementar essa ideologia em campo”.
Que Vitória após quatro dias de preparação? “Vamos encontrar um adversário forte e quem está numa onda positiva, demonstrando um futebol muito consolidado em função das ideias do seu treinador. É um jogo com um grau de dificuldade elevado, mas nós sabemos quem somos. Somos o Vitória SC e sabemos bem qual é a nossa ambição. Teremos de ter vontade e determinação para fazer as coisas acontecerem. Vamos para o jogo com uma vontade muito grande de conquistar os três pontos. Para isso acontecer, temos de cumprir determinados aspetos fundamentais: jogar com muita ambição e concentração. Já passei algumas indicações aos jogadores sobre o caminho que vamos percorrer e eles têm de se agarrar a elas, apaixonando-se por essas ideias. Teremos de ter muita atitude, querer e vontade de ganhar. É esse o espírito conquistador que teremos de ter perante todos os adversários e em todos os jogos”.
Impressões sobre o grupo: “Foi fácil lidar com este grupo. Senti-o muito motivado e disponível para ouvir as minhas ideias, aquilo que pretendo aportar para seguirmos um bom caminho. Os jogadores estão muito disponíveis para ouvir e para aprender, ajudando assim o Vitória SC a tornar-se cada vez mais forte”.
Ansioso para o jogo de estreia? “Não. Olho para isto somente como uma oportunidade muito grande. É um orgulho muito grande poder representar este clube. É um clube enorme. Só temos agora de expor em campo aquilo que são coisas fundamentais para mim. Deixo ainda uma palavra aos nossos adeptos. São muito importantes e a alma e a vida deste clube. Não tenho dúvidas de que amanhã vão estar a apoiar a equipa em Famalicão. Vão-nos ajudar a ser uma equipa forte e a jogar à imagem dos seus adeptos, sendo capaz de atingir os seus objetivos”.
Metas a alcançar: “Ainda temos muita coisa para conquistar. Acredito que o Vitória SC ainda pode fazer coisas muito bonitas esta época. Sabemos que temos pela frente um longo caminho, mas queremos implementar um futebol positivo e atrevido, com os adeptos a reverem-se nisso e apaixonarem-se. Há muita coisa para acontecer e para conquistar. Estamos a iniciar um processo que precisa do seu tempo e da disponibilidade dos atletas. Aos bocadinhos, semana após semana, temos de estar cada vez mais consistentes e fortes, evoluindo para um patamar elevado. É aí que o Vitória SC tem de estar alto”.
Jogo aberto em Famalicão: “O futebol positivo e atrevido que pretendo para o Vitória SC demora o seu tempo. Vamos defrontar uma equipa já com ideias consolidadas, mas não tenho dúvidas de que vamos assistir a um bom jogo, com as duas equipas a praticaram um futebol de ataque e atrevido, com muita vontade de ganharem. A equipa que se apresentar mais estável emocionalmente e equilibrada estará mais perto de vencer. Em função daquilo que trabalhámos, sinto a equipa muito focada”.
A antevisão completa está disponível aqui: