fbpx
preloader

Álvaro Pacheco: “A vitória é inteiramente justa”

No seu primeiro jogo ao leme dos Conquistadores, o treinador do Vitória analisou o triunfo em solo famalicense e mostrou-se orgulhoso dos seus jogadores

Uma estreia a vencer para Álvaro Pacheco. O treinador do Vitória SC orientou os Conquistadores no seu primeiro jogo oficial e traçou um plano que os levou a um saboroso triunfo em solo famalicense. Depois da vitória por 1-3 sobre o FC Famalicão, Álvaro Pacheco fez uma análise à partida e deu mérito ao trabalho dos seus jogadores.

Resumo do jogo: “Sim, claramente. Tínhamos planeado uma estratégia e uma forma de tentar fazer as coisas acontecerem, mas marcar aos 30 segundos dá uma tranquilidade e confiança que nos ajudou ao longo de jogo. A equipa adversária pode ter tirado alguma confiança ou nervosismo. Esse golo foi importante para dar confiança, mas, durante os 90 minutos, a minha equipa teve sempre um controlo do jogo muito grande, um controlo emocional e focada naquilo que era a estratégia e naquilo que nós pretendíamos para o jogo. Nunca deixaram o Famalicão ser capaz de fazer as suas ligações e criar-nos mossas. Numa primeira parte em que fomos consistentes defensivamente e muito bem com bola, é evidente que esse golo deu-nos tranquilidade, mas fomos sempre à procura do segundo golo, que saiu no momento certo, mesmo a acabar a primeira parte. Na segunda parte, o que pretendíamos era manter o foco e ir à busca do terceiro golo. Uma segunda parte muito controlada, mas o caracter e a personalidade desta equipa, aquilo que nos tínhamos dito para eles trazerem para este jogo, eles foram capazes de se manterem focados no jogo e no que são capazes de fazer. A vitória é inteiramente justa, contra um grande adversário que já não perdia há 4 jogos. Uma equipa bem treinada e muito forte e nós fomos capazes de, em casa deles, manter aquilo que pretendíamos: a conquista dos três pontos”.

Controlo do jogo: “Não perdemos nem entramos nervosos. Na segunda parte estávamos a controlar o jogo, a equipa sentiu o golo, mas mantiveram uma serenidade e resolveram o problema. Não vi grandes oportunidades do Famalicão, vi mais oportunidades flagrantes de fazer golo do Vitória. Os meus jogadores tiveram mérito, mantiveram-se sempre focados, isso é mérito do grupo que eu encontrei, do conceito de família e dos valores que sustentam esta equipa. Eles estão de parabéns, esta vitória é claramente deles”.

André André: “No final do aquecimento sentiu um desconforto e nós optamos por não arriscar, para ele regressar o mais rápido possível”.

Sistema tático: “Com tão pouco tempo tínhamos de manter [o sistema tático]. É importante um treinador perceber quais são os pontos fortes que, neste momento, a equipa tem, e um dos pontos fortes é este sistema. Eles têm rotinas, hábitos e algo que os liga. Perante o nosso ponto de partida, que será este sistema, procuramos ver como a equipa evolui e que sinais me vão dando para eu sentir o que podemos aportar para a equipa ter uma variabilidade de jogo diferente. Na minha cabeça eu tenho uma intenção, mas eu não sei quais são os sinais e o conforto que a equipa vai ter ou que me vai dar. Em função desse crescimento que a equipa vai ter, nós vamos ajustar para termos uma variabilidade de jogo maior. Eu acredito que uma ideia de jogo nunca pode estar instante, tem de estar sempre a crescer”.

Assiste à conferência de imprensa no YouTube do Vitória SC: