Com o golo solitário de Jota aos 75 minutos, o Vitória SC foi o último clube a embarcar no comboio da Taça de Portugal e avança para os quartos de final
Não há jogos fáceis na Taça de Portugal e menos ainda quando se disputa o acesso aos quartos de final da competição. O Vitória SC recebeu o FC Penafiel no primeiro jogo de 2024 do Estádio D. Afonso Henriques e venceu com um golo solitário de Jota Silva aos 75 minutos. O avançado começou a partida no banco de suplentes, mas foi chamado ao encontro no início da segunda metade. Depois de 20 minutos em campo, assinou o golo solitário da noite que pôs os Conquistadores no lote das oito equipas a disputar a presente edição da Taça de Portugal.
A posse de bola dividida nos primeiros minutos não chegou a traduzir-se em ameaças concretas e o primeiro quarto de hora de jogo foi disputado sobretudo no meio-campo. A primeira metade do encontro resumiu-se a 45 minutos de pouca história. Nuno Santos rematou, a partir do lado direito aos 21’, mas não causou calafrios. E, apesar de a superioridade do Vitória SC não ter sido questionada, o FC Penafiel foi capaz de controlar os ímpetos vitorianos. Nenhuma equipa conseguiu magoar a outra e, por isso, não havia golos a registar ao intervalo.
A segunda metade começou com mais entusiasmo. Cinco minutos depois do recomeço da partida, Nuno Santos tentou chegar ao golo, mas falhou na pequena área. Robinho, do FC Penafiel, respondeu com um cruzamento à barra. Depois foi a vez de Mangas, mas a bola encontrou o poste. Aos 75 minutos, Jota chegou (finalmente) ao golo. O cruzamento de Ricardo Mangas, pela esquerda, alcançou o avançado ao segundo poste. Jota, sem hesitar, abriu o marcador. Nélson da Luz ainda teve a oportunidade de aumentar a vantagem antes do apito final, mas o remate passou por cima da baliza de Manuel Baldé.
Houve ainda tempo para Álvaro Pacheco lançar Alberto para o terreno de jogo. O jogador de 20 anos, natural de Santo Tirso e produto da formação vitoriana, estreou-se pela equipa principal do Vitória SC na noite desta quinta-feira, 11 de janeiro. O Vitória SC carimbou a passagem aos quartos de final da competição e junta-se ao lote de oito equipas finalistas a disputar a Taça de Portugal.