O Vitória SC sofreu primeiro, mas não deixou de acreditar e insistiu até conquistar a reviravolta para acabar a primeira volta com 33 pontos, o melhor registo em oito anos
Não houve tempo para descansar no encontro que encerrou a primeira volta da Liga Portugal no Estádio D. Afonso Henriques. A intensidade do jogo manteve-se constante até ao apito final, com as duas equipas a exigir atenção máxima ao adversário. A equipa de Álvaro Pacheco sofreu primeiro, não se deixou afetar e consumou a reviravolta com golos de Jota Silva e André Silva, assistidos por… Nuno Santos. No fim, tudo acabou bem: o Vitória SC ganhou por 2-1 e dobra a primeira volta com 33 pontos. É o melhor registo em oito anos.
O jogo começou com a intensidade de uma final. André Silva tentou isolar Jota logo no primeiro minuto e, no segundo, Tiago Silva testou Arruabarrena. Um arranque prometedor numa noite de neblina para encerrar a primeira volta da Liga Portugal. E nem o golo sofrido aos oito minutos esbateu a intensidade dos Conquistadores. Um contragolpe doloroso que começou com uma recuperação de bola que rapidamente se transformou num ataque letal de Jason. A oportunidade criada pelo Arouca logo depois do golo marcado provocou uma resposta cabal e os jogadores vitorianos começaram a rondar a baliza adversária.
Nuno Santos viu Jason negar-lhe o golo aos 25 minutos. O remate de Jota Silva, aos 36, embateu num jogador adversário e, aos 37, André Silva rematou por cima. Bruno Gaspar tentou concretizar o empate aos 40, mas Montero desviou a bola. E Tomás Händel obrigou Arruabarrena a voar para a defesa da noite aos 42 minutos. O jogo estava a prometer golo e Jota (outra vez) cumpriu. Já perto da hora do intervalo, o avançado recebeu a bola a jeito dos pés de Nuno Santos e contornou o guarda-redes canarinho para empatar o encontro e recolher aos balneários.
O Vitória SC conseguiu manter-se no controlo do jogo à entrada para a segunda parte e, nos primeiros minutos, Tiago Silva obrigou Arruabarrena a uma defesa apertada. E tanta insistência tinha de dar (outra vez) em golo. Nuno Santos começou a desenhar a reviravolta ao minuto 64: deixou dois adversários para trás e depois picou a bola para André Silva cabecear para o fundo das redes canarinhas. O FC Arouca voltou a marcar pouco depois, mas o golo foi anulado por posição irregular.
A dobrar a primeira volta com 33 pontos somados, o Vitória SC alcança o melhor registo pontual em oito anos nas primeiras 17 jornadas do campeonato. Os vitorianos regressam aos relvados, para dar início à segunda volta, no próximo domingo, dia 21. A receção ao CF Estrela da Amadora está agendada para as 20h30.
Ficha de jogo aqui.