De olhos postos nas meias-finais da Taça de Portugal, o técnico Álvaro Pacheco apela à presença numerosa dos adeptos do Vitória SC para que se torne mais fácil a batalha com o Gil Vicente nesta quinta-feira
Sete anos depois o Vitória SC tem a possibilidade de voltar a alcançar as meias-finais da Taça de Portugal. O obstáculo chama-se Gil Vicente e Álvaro Pacheco aposta numa equipa personalizada, a carregar na ambição para levar a melhor. Para que o plano traçado funcione na perfeição, o treinador voltou a convocar todos os adeptos vitorianos, propondo que todos se apresentem de branco no Estádio D. Afonso Henriques de modo a retratar da melhor forma possível o já célebre Inferno Branco. Para que não restassem dúvidas, confirmou ainda Charles na baliza com o sublinhado de que confia totalmente no guarda-redes brasileiro para o jogo desta quinta-feira e não só.
Motivação: “A possibilidade de atingir as meias-finais é uma grande motivação para nós. A Taça de Portugal é uma prova muito estimada pelo Vitória SC, significa muito para este clube. Queremos por isso estar entre as quatro equipas que podem conquistar o trofeu. Por isso, temos de encarar bem o Gil Vicente, sabendo que se trata de um adversário difícil. Defrontámo-lo muito recentemente e esse jogo deu para refletir. Serviu para nos prepararmos melhor de modo a superarmos as nossas debilidades ou fraquezas. Devemos também para as nossas forças para superarmos um adversário de qualidade. Vai ser um jogo difícil, mas nós acreditamos que vamos estar entre as quatro equipas apuradas para as meias-finais”.
Faltou eficácia em Barcelos: “A Taça de Portugal é uma prova diferente do campeonato. Temos pela frente uma eliminatória. Se não formos eficazes, determinados e corajosos, sempre em busca da vitória… Se ficarmos à espera que a vitória venha ter connosco, dificilmente seremos bem sucedidos. Devemos olhar para nossa última prestação, melhorando alguns aspetos e comportamentos. Temos que ser mais acutilantes e letais na zona de finalização. Trabalhámos bastante isso e, por isso, acredito que seremos mais eficazes”.
Gestão a pensar no Benfica? “Um jogo de cada vez. É assim que encaro as coisas. E este jogo com o Gil Vicente é muito importante para nós. Queremos muito conseguir o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal e, por isso, o nosso grande foco é o jogo com o Gil Vicente. Só pensamos naquilo que temos de fazer para ultrapassar o nosso próximo adversário. Entrarão em campo os jogadores mais bem preparados neste momento para ajudar a equipa. E conto ainda com os outros que estarão em condições de entrar no decurso da partida, também para ajudar”.
Alteração na baliza: “O Charles vai entrar no onze. Isso é uma garantia. Já estava previsto que jogasse nesta prova. Confio muito nele, tal como confio em todos os outros jogadores da minha equipa. Ele conquistou esta oportunidade pelo seu profissionalismo, pelo empenho no trabalho e pelas suas qualidades. Estamos tranquilos com o nosso Charles. Se vai disputar os jogos seguintes? Não sabemos ainda. Vamos ver. Se tiver de jogar, não haverá qualquer problema”.
Gil Vicente menos defensivo? “Como vamos disputar um jogo referente uma prova a eliminar, acredito que o Gil Vicente será uma equipa corajosa e que vai procurar o golo, apostando no futebol ofensivo e apoiado. É uma equipa com extremos que têm a capacidade de acelerar o jogo e que também ataca com verticalidade. Acredito que será um adversário muito mais corajoso do que foi no campeonato, em Barcelos”.
O apoio dos adeptos: “Será muito importante. O nosso Inferno Branco tem sido fundamental. Temos sentido muito o apoio dos adeptos fora de casa, mas as coisas são muito diferentes no nosso estádio. Para continuarmos na Taça de Portugal, uma prova de que todos nós gostamos, eles vão ser muito importantes. É fundamental que eles apareçam no estádio. Não tenham medo da chuva: apareçam para apoiar o clube. Lanço-lhes esse desafio. Gostaria muito que todos aparecessem de camisola branca para criarmos uma grande atmosfera no estádio. Isso vai ajudar a equipa a alcançar as meias-finais que é o objetivo de todos nós. Eu sei que não será fácil porque estamos a falar de um jogo que será disputado num dia de trabalho. Mesmo assim, peço a todos os nossos adeptos que venham diretamente para o nosso Inferno Branco quando deixarem os respetivos empregos. Estamos numa prova muito bonita e queremos muito atingir as meias-finais”.