Avançada do futebol feminino do Vitória SC recuperou de lesão e voltou a ser convocada 355 dias depois
Foi a 26 de fevereiro de 2023 que o azar bateu à porta de Ró. Em Barcelos, frente ao Gil Vicente FC, estavam decorridos 21 minutos de jogo quando a capitã da equipa feminina de futebol do Vitória SC sofreu uma rotura do Ligamento Cruzado Anterior, que a impediu de dar a sua contribuição nos restantes momentos da época.
Seguiram-se meses de dor e angústia, mas, acima de tudo, uma vontade inabalável de voltar a pisar os relvados. A esperança da Conquistadora não se esgotou, embalada pelo desejo da equipa técnica e das colegas de equipas e, 355 dias depois, o tão esperado momento chegou.
Ana Rita Ribeiro, carinhosamente tratada por Ró ou Ronalda, recebeu luz verde para o seu regresso, juntou-se às sessões de trabalho da equipa feminina em janeiro e, no passado sábado, foi chamada por Ivo Roque para o duelo frente ao Amora FC. Embora não tenha sido utilizada, vibrou com as colegas em todos os momentos do encontro.
Feliz com o regresso, sentiu um “misto de emoções” quando viu o seu nome na lista de convocados. “Depois da lesão, ser convocada foi o culminar de um longo período de trabalho, na qual agradeço muito a todos os que me acompanharam”, disse a avançada vitoriana.
Depois de um “período inicial duro, seguindo-se uma recuperação gradual”, Ró esqueceu todos os momentos difíceis quando “chegou o momento da integração com o plantel”. “O apoio das minhas colegas de equipa e de todo o staff fez com que a minha esperança de regressar fosse maior, porque todos os dias me perguntavam quando voltaria a jogar”, referiu Ró.
Atenta ao atual percurso da equipa feminina de futebol do Vitória SC, acredita que as atletas estão “identificadas com o valor e paixão do clube” e está ciente do “valor de um grupo que é muito forte”.
“Vai iniciar agora a segunda volta da fase de Apuramento de Campeão e sou mais uma opção para a equipa técnica. Dentro ou fora do campo, estarei sempre preparada para ajudar”, finalizou a camisola número 7 das Conquistadoras.