fbpx
preloader

Obrigado, João Sousa!

O tenista vimaranense, melhor de sempre do ténis português, anunciou que vai terminar a carreira no Estoril Open de 2024
Fotografia: Estoril Open

Nascido em Guimarães no dia 30 de março de 1989, João Sousa tornou-se no melhor tenista português de sempre. Praticante da modalidade desde tenra idade, acreditou que o sonho de vingar no court era possível e tornou-o realidade. Em 2013, na cidade de Kuala Lumpur, começou a escrever a história de uma era ímpar do desporto nacional ao ser o primeiro português a vencer um torneio ATP. Foi o primeiro troféu ATP de um palmarés sem igual. O vimaranense venceu ainda em Valência (2015), Estoril (2018) e Pune (2022).

No entanto, nem só de títulos se faz a história. João Sousa desbravou caminho e foi pioneiro no desporto nacional. O vimaranense foi o primeiro português com estatuto de cabeça de série num torneio do Grand Slam (U.S. Open, 2014) e foi o primeiro a vencer nos quatro principais torneios da modalidade (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e U.S. Open). Em 2016, alcançou estatuto olímpico no Rio de Janeiro e, em 2020, repetiu a participação nos Jogos Olímpicos e defendeu as cores nacionais em Tóquio.

Representou Portugal ao longo de 17 anos na Taça Davis e retira-se como o atleta que mais anos serviu o país na competição. Figura principal da seleção nacional durante quase duas décadas, João Sousa é o tenista com mais vitórias (41 entre encontros de singulares e pares) e mais eliminatórias disputadas. Com a camisola portuguesa vestida e já como número um do ranking nacional, jogou a primeira ronda do Grupo I da Taça Davis no Pavilhão do Vitória SC, em Guimarães, em março de 2016 e abriu a eliminatória com um triunfo.

A longevidade é uma das características indissociáveis da carreira de João Sousa, que se manteve consistentemente entre os 100 melhores do ranking ATP durante nove anos. No seio da elite do ténis mundial durante quase uma década, o vimaranense quebrou barreiras e elevou o ténis nacional como ninguém tinha feito. Foi o primeiro a entrar no lote dos 50 melhor posicionados no ranking. E depois nos 40. E ainda no círculo restrito dos 30 melhores tenistas do mundo. Em maio de 2016, atingiu o 28.º posto do ranking ATP, feito que ainda não encontra paralelo no desporto português.

Com espírito e garra de Conquistador, João Sousa anunciou recentemente o fim da carreira aos 34 anos e despedir-se-á dos courts de ténis no Estoril Open de 2024. Neste momento de indelével importância para o desporto nacional, o Vitória Sport Clube felicita o vimaranense pela carreira ímpar e distinta que, ao longo dos últimos anos, honrou a cidade de Guimarães e todas as suas instituições e agradece-lhe por associar o símbolo do clube às conquistas mais importantes da história do ténis português.