fbpx
preloader

Um banho de jovens em Felgueiras, fé em Jota Silva e ambição até ao fim

De visita à Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa, em Felgueiras, no âmbito do Conquistadores on Tour, a comitiva vitoriana, composta pelo vice-presidente Nuno Leite, pelo técnico Álvaro Pacheco, e pelos atletas Bruno Varela, Diogo Sousa e Tiago Teixeira, deparou-se com uma jovem multidão entusiasta. Varela deu conta de uma equipa a respirar confiança

O pavilhão desportivo da Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa, de Felgueiras, tornou-se pequeno enquanto o vice-presidente Nuno Leite, o técnico Álvaro Pacheco, e os atletas Bruno Varela, Diogo Sousa e Tiago Teixeira (do polo aquático) interagiram com centenas de jovens. O caso não era para menos. Cumpria-se mais uma etapa do Conquistadores on Tour, projeto que visa aproximar o Vitória Sport Clube de populações limítrofes do concelho de Guimarães, e a receção superou largamente as expectativas, com centenas de estudantes a marcarem presença de forma entusiástica na esperança de conseguirem autógrafos e selfies da parte dos jogadores vitorianos e ainda de Pedro Rosas, Gabi e Caio, jogadores do Felgueiras, equipa que o Vitória SC defrontará na sexta-feira (10h00), num jogo particular que será disputado no Estádio Dr. Machado de Matos, com entradas grátis.     

Impressionado com a festa motivada pela presença da delegação do Vitória SC na escola onde estudou Álvaro Pacheco (natural da Lixa), o capitão Bruno Varela agradeceu o carinho dos alunos presentes. “É sempre bom recebermos este calor e este carinho das pessoas e sobretudo destas crianças que são muito adeptas do nosso clube, do Vitória. É bom termos esta oportunidade de convivermos com pessoas que gostam de nós para que possam fazer perguntas e para que possamos responder. Este diálogo é positivo e estamos sempre recetivos a iniciativas destas. Estamos muito contentes por estarmos aqui”, sublinhou o guarda-redes, confirmando estar já na ponta final do processo de recuperação de uma lesão muscular.  

De volta: “Eu já estou a treinar com a equipa. Comecei hoje [quarta-feira] a treinar a 100% com a equipa. Acredito que no próximo jogo já estarei disponível para ajudar o grupo. É um processo chato porque as lesões são sempre complicadas, independentemente do tempo que demore a recuperação. Mas já estou de volta e pronto para ajudar a equipa”.

Charles na baliza: “O Charles ocupou muito bem o meu lugar. É um guarda-redes de muita qualidade. Ele já tinha demonstrado isso nos jogos que tinha feito e tem estado muito bem”.

A baliza vitoriana: “Sem dúvida que o Vitória está bem servido na baliza. Eu fiz muitos jogos até à minha lesão. O Charles assumiu a baliza agora e tem estado muito bem. O Rafa tem muita qualidade e já o demonstrou também. O Gui é muito novo, mas tem trabalhado sempre connosco e tem muito potencial. O Vitória está muito bem servido, não tenho dúvidas”.

Titularidade: “É uma opção do treinador. Eu estou disponível para ajudar a equipa no que for. Cabe-nos trabalhar. Cabe-me a mim trabalhar, cabe ao Charles trabalhar, ao Rafa e ao Gui também para podermos ser opções. Quem ganha é sempre o treinador porque tem os guarda-redes prontos e confiantes para jogar”.

O estado anímico da equipa: “Entusiasmada. Essa é a palavra mais adequada para descrever a equipa nesta fase. Entusiasmada para a reta final. Estamos onde queremos estar: a disputar as meias-finais da Taça de Portugal e bem colocados no campeonato. Estamos muito entusiasmados e queremos jogar. A sequência de jogos que se avizinha é boa porque a equipa quer competir. É uma equipa muito competitiva. Há muito entusiasmo dentro do balneário e estamos preparados para o que aí vem”.

O quinto lugar e as meias-finais da Taça de Portugal: “Eu sempre acreditei. Tenho a certeza de que não é verdade que a maioria das pessoas acreditava que e o Vitória SC estaria neste ponto no fim de março. Eu e os meus colegas sempre acreditaram que seria possível. Tínhamos noção da qualidade do grupo. É verdade que tivemos um começo da época conturbado, mas nunca nos afastámos dos nossos objetivos. Foi um início difícil, com a eliminação precoce da Conference League e a posterior eliminação da Taça da Liga… Contando com o míster João Aroso, tivemos quatro treinadores na mesma época e, obviamente, isso chegou a levantar dúvidas no exterior. Lá dentro, sempre tivemos a perfeita noção da qualidade e potencial do grupo. Essa qualidade tem-se manifestado e não é novidade nenhuma. Vamos por mais, sentimos que temos capacidade para fazer ainda melhor”.

Conquistas: “O vamos por mais é continuar a entrar em todos os jogos para vencer. Sabemos o que podemos alcançar no campeonato e… estamos nas meias-finais da Taça, que é algo que não acontecia há alguns anos neste clube. E um clube como o Vitória tem de criar o hábito de marcar presença nas grandes decisões. Estamos nas meias-finais e não nos sentimos inferiores a ninguém: vamos jogar para ganhar. Já no campeonato também queremos continuar a ganhar”.

Festa no Toural no fim da época? “Seria um sonho para todos nós. Há essa ambição, mas o jogo a jogo é o mais importante nesta altura. Temos pela frente outra partida difícil, frente ao Moreirense, que está a fazer um bom campeonato, pelo que teremos de nos focar muito nesse jogo. Depois teremos tempo para pensar na primeira meia-final com o FC Porto. Teremos, aliás, três jogos num curto espaço de tempo e provavelmente já nem precisaremos de preparar a terceira partida em termos de conhecimentos. Já os conhecemos bem. A nossa ambição é obviamente alcançar a final da Taça de Portugal e conquistá-la”.

Jota Silva e a Seleção Nacional em Guimarães: “Vou ao Estádio D. Afonso Henriques para ver o Jota Silva. Queremos muito que ele tenha a oportunidade de se estrear. Seria muito especial para ele e para nós. Estrear-se pela Seleção Nacional no nosso estádio seria o culminar de uma história incrível. Estamos muito felizes por ele. É mérito dele e de todo o staff. É um miúdo que merece, trabalha muito, é muito resiliente. Sempre disse que tinha o objetivo de chegar à Seleção Nacional e conseguiu. Só esperamos que continue a atingir novos patamares”.