Gui projeta duelo com o FC Porto em Sub-19
3 x 3 e uma subida sustentada ao pódio dos melhores de Portugal. Os Sub-19 somaram três triunfos consecutivos e chegaram, com mérito, ao terceiro lugar da Fase de Apuramento de Campeão. Um posto que não querem baixar. Aliás, o objetivo é continuar a somar e fazer o que ainda não foi feito nesta temporada. “Estamos num ótimo momento, com três vitórias seguidas e vamos receber o FC Porto com o claro objetivo de somar a quarta. Foi algo que ainda não conseguimos (ter quatro vitórias consecutivas) e estamos a trabalhar por alcançar neste fim-de-semana. Ainda assim, e apesar do adversário não estar a atravessar um bom momento, não podemos deixar de estar em alerta. Só com níveis altos de concentração é que a vitória irá sorrir para nós”, começou por projetar José Ribeiro.
Vamos facilitar-lhe a tarefa – a si que nos lê – e tratar o guarda-redes pelo nome de ‘trabalho’. Gui é um dos jogadores em destaque na formação vitoriana e sobejamente conhecido pelos adeptos. Além da performance nos Sub-19, o guardião de 18 anos trabalha habitualmente com a equipa principal. É caso para dizer: aprende com os melhores. “É óbvio que treinar todos os dias com guarda-redes de topo que, inclusive, ganham prémios de melhores do mês, dá-nos muita experiência e conhecimento. Há, acima de tudo, uma grande entreajuda no grupo de trabalho”, disse.
Entre os treinos com o seu escalão e as partilhas com a equipa A, Gui preenche a agenda com outro motivo de orgulho. E é o próprio quem o assume. “Estar entre os 24 melhores do nosso país é um motivo de orgulho. Sempre que penso nisso fico com ainda vontade de voltar à seleção e quando lá vou, volto com uma motivação extra para trabalhar sempre no limite e servir de incentivo aos meus colegas. Só assim posso estar nas convocatórias seguintes”, atestou um dos guarda-redes da Seleção Nacional de Sub-18.
“Vitória frente ao Sporting foi ponto de partida”
As três vitórias seguidas tiveram início há um mês, aquando da receção ao Sporting CP. O triunfo por 2-1, conquistado nos últimos minutos, serviu de mote para uma série vitoriosa, com resultados positivos frente ao SC Farense e ao FC Famalicão. É certo que todos eles valeram três pontos mas todos reconhecemos que “há vitórias mais saborosas”. “A vitória frente ao Sporting foi o ponto de partida para um conjunto de bons resultados. E digo-o não só por ter acontecido diante de um adversário que luta sempre pelo título mas pela forma como o conseguimos. Esse triunfo mostrou muito daquilo que é a nossa força enquanto grupo e da capacidade mental que temos”, lembrou. Foi já no Campo 5 da Academia que os pupilos de José João Rodrigues venceram o emblema lisboeta e é no mesmo espaço que pretendem somar novo triunfo. O duelo disputa-se num horário pouco habitual neste escalão (domingo, às 11 horas) e o guarda-redes espera ver as bancadas “com muita gente”. “O apoio dos adeptos é sempre importante. O sol e as temperaturas boas também ajudam a que a bancada esteja mais composta e é isso que pretendemos. Da nossa parte, podemos garantir que tudo vamos fazer para mostrar aquilo que valemos individual e coletivamente”, concluiu.