Quatro títulos nos Campeonatos Nacionais de Jovens de Semirrápidas para o xadrez do Vitória
Os Campeonatos Nacionais de Jovens de Xadrez, de partidas semirrápidas, que se realizaram no Pavilhão Municipal do Luso foram marcados pelas performances de grande qualidade dos xadrezistas vitorianos.
Três títulos individuais
Nas provas individuais, três títulos nacionais foram conquistados de Rei ao peito com o grande destaque a ir para Samuel Gonçalves, que não deu hipóteses aos seus adversários e venceu a competitiva categoria de Sub-20 com 8 vitórias em 8 partidas.
O xadrezista vitoriano já tinha conquistado o título de campeão nacional sub-20 absoluto em partidas clássicas e agora junta as semirrápidas a um ano memorável para o atleta do Vitória.
Para além de Samuel, outros dois atletas vitorianos sagraram-se campeões nacionais com Beatriz Areal a vencer nos Sub-18 femininos e Miguel Rocha que triunfou um quadro muito forte e competitivo no escalão de Sub-14. Destaque ainda para um excelente terceiro lugar de Madalena Rocha nos Sub-12 femininos.
Campeões por equipas
Para além das performances individuais de excelência, o Vitória brilhou a grande altura na vertente coletiva dos Campeonatos Nacionais Jovens de partidas semirrápidas, prova que juntou quase quatro centenas de xadrezistas no Luso.
No escalão de Sub-14 a Sub-20, os conquistadores sagraram-se campeões nacionais com sete vitórias em sete encontros. Frente a outras 26 equipas, os vitorianos foram dominadores e cederam apenas três empates nos sete encontros disputados, deixando a concorrência a distância considerável.
A equipa vitoriana que alcançou este impressionante feito foi composta pelos Mestres FIDE Bernardo César Maestre, Xulio del Prado e Pedro Gil Silva, assim com o Mestre Nacional Samuel Gonçalves.