fbpx
preloader

Diogo Machado: “Foi uma época muito positiva”

Treinador das equipas femininas de Sub-15 e Sub-17 fez uma retrospetiva da época e projetou o futuro da formação vitoriana

É com sentimento de dever cumprido que Diogo Machado olha para a época 2023/2024. Ainda com um jogo por disputar, o treinador das equipas femininas de Sub-15 e Sub-17 do Vitória SC projetou o duelo do próximo domingo, 23 de junho, frente ao Bairro do Valongo. Relativa à Taça Nacional de Sub-15, a partida terá início às 12 horas no Parque de Lazer de Selho.

Pela primeira vez a orientar uma equipa feminina, Diogo Machado falou da sua integração no departamento vitoriano, da preparação da próxima temporada e do quanto o projeto futebol feminino pode crescer.

Objetivo para o próximo jogo: “Na semana passada perdemos e queremos dar a volta a esse resultado negativo. Este fim-de-semana temos de regressar às vitórias para acabar a Taça Nacional e o campeonato com um triunfo”.

Retrospetiva da época: “Dentro dos objetivos e do que estava planeado foi uma época muito positiva. Nas Sub-15, conseguimos ficar em segundo lugar em igualdade pontual com o primeiro classificado. Nas Sub-17, alcançamos o terceiro lugar com os mesmos pontos que o segundo classificado, apenas perdemos na diferença entre golos marcados e sofridos. Quanto à Taça Nacional, não começou muito bem, mas conseguimos adaptar-nos ao futebol 11 e agora vamos acabar a época em grande plano”.

Treinar no futebol feminino: “É a minha primeira experiência no futebol feminino. Toda a estrutura ajudou na minha adaptação, foi uma integração fácil e sólida. Já treinei vários escalões masculinos, mas sem dúvida que esta época foi uma experiência única”.

Adaptação à equipa: “No início foi complicado. No masculino entramos com facilidade nos balneários, aqui é mais restrita essa ligação. Às vezes queremos ir ao balneário para dar uma palavra, ver como está um jogador antes de um treino ou jogo. Aqui não dá para ter essa aproximação como temos no masculino, tivemos de estabelecer outras estratégias, como, por exemplo, chegar mais cedo aos treinos e ver como as atletas chegam e como estão. Temos um maior acompanhamento junto delas”.

Preparação da próxima época: “A nível de recrutamento, este ano começamos bastante cedo e a começar a fechar os plantéis todos, conseguimos trazer muita qualidade para a próxima época depois da observação de jogos e de adversários. O trabalho tem de ser esse: analisar atletas que estão em competição contra nós e tentar trazer a maior qualidade possível para o Vitória para continuarmos a crescer”.

Crescimento do futebol feminino: “Quanto mais cedo as raparigas começarem a jogar, mais cedo vamos ter resultados. Há atletas de Sub-15, Sub-17 e Sub-19 que estão no primeiro ou segundo ano de competição e isso atrasa o processo. Se começarem com 10 anos, por exemplo, como no masculino, daqui a dois ou três anos o futebol feminino estará num patamar completamente diferente”.