Seleção Nacional de Sub-22 terminou o Europeu de voleibol no quinto lugar, após derrota frente à Itália por 1-3
A Seleção Nacional de Sub-22 masculinos disse adeus ao Europeu 2024, que se disputou nos Países Baixos. Com uma prestação brilhante, Portugal foi afastado da prova pela diferença de um set em relação à França e Itália.
O vitoriano Manel Figueiredo foi um dos convocados pelo selecionador João José e mereceu a confiança para ser o capitão de uma geração conhecida pela qualidade e irreverência.
Numa prova que contou com as oito melhores seleções europeias, divididas em dois grupos, Portugal ficou em terceiro lugar da Pool II, atrás de França e Itália. Os lusos venceram a França e Chéquia e, quando tinham um pé nos quartos-de-final, foram derrotados pela Itália (1-3) no derradeiro jogo da fase de grupos.
Portugal, França e Itália terminaram a fase de grupos com duas vitórias cada e, no desempate, os portugueses viram-se com menos um set conquistado em comparação com os adversários, acabando fora dos dois primeiros lugares que garantiam o passaporte para os quartos-de-final da prova.
Uma geração de ouro, capitaneada por um vitoriano, que conseguiu três apuramentos para Campeonatos da Europa: Sub-17, Sub-20 e Sub-22. Parabéns, Manel! Parabéns, Portugal!