Evento vai decorrer no Largo do Toural este sábado, 13 de julho, e vai homenagear atletas vitorianos
A Gala do Desporto, organizada anualmente pelo Município de Guimarães e pela Tempo Livre, tem início marcado para as 21h00 deste sábado, 13 de julho, no Largo do Toural. Fruto do sucesso desportivo que têm conquistado ao longo dos anos e em particular no desempenho dos últimos meses, muitos atletas vitorianos estão em destaque nesta gala que premeia desportistas vimaranenses ou atletas que estejam integrados em clubes vimaranenses. Numa noite que se espera que seja de consagração e de homenagem pelos feitos desportivos logrados, os atletas vitorianos ocupam lugares de destaque.
A categoria que distingue o Atleta do Ano conta com quatro desportistas vitorianos entre os seis nomeados. Na vertente feminina, Jéssica Miranda, integrante da equipa de voleibol do Vitória SC que venceu a Taça da Federação 2023/2024 e que se destacou como sendo a melhor marcadora da segunda fase do campeonato, mereceu a nomeação e concorre à medalha de mérito desportivo e à bolsa de formação desportiva com as tenistas Francisca Jorge e Matilde Jorge. Na vertente masculina, todos os nomeados representam o clube vitoriano: o nadador Alexandre Amorim, recordista nacional de 50 metros bruços em piscina longa e em piscina curta; o nadador João Costa, apurado para os Jogos Olímpicos de 2024; e o xadrezista Pedro Gil, que foi o melhor português nos Campeonatos do Mundo de Jovens.
A distinção de Jovem Revelação, que atribuí uma medalha de mérito desportivo e duas bolsas de formação desportiva, também pode ser arrecadada por atletas vitorianos, nomeados nas vertentes feminina e masculina. Sara Ferreira, atleta sub-16 que recentemente conquistou os títulos nacionais no salto em comprimento e triplo salto nos Campeonatos Nacionais Sub-18, disputa a categoria com a tenista Ana Luísa Freitas e a ginasta Ailara Stadnyn. Na vertente masculina, o futebolista Afonso Meireles, que foi convocado para o Campeonato da Europa Sub-17, e o nadador Miguel Oliveira, recordista nacional juvenil B nos 50 metros costas, estão nomeados. O ginasta Salvador Oliveira é o terceiro nomeado na categoria.
Para além da possibilidade de ser distinguido como Atleta do Ano, o vimaranense João Costa vai ser homenageado com o Grande Prémio do Júri. O kickboxer Nuno Mendes também vai ser destacado com o Prémio Ética do Desporto. O vimaranense destacou-se no plano desportivo, mas também social ao leiloar a medalha de ouro conquistada no Campeonato do Mundo de Kickboxing para ajudar uma jovem que padece de uma doença genética rara. No cartaz da Gala do Desporto de 2024, destaca-se ainda a atribuição do Prémio Carreira ao atleta Rui Bragança. O atleta vimaranense de taekwondo, que anunciou o fim da carreira em abril, foi atleta do Vitória Sport Clube, assumindo a conquista de inúmeros feitos desportivos, nomeadamente através da participação de sucesso nos Jogos Olímpicos de 2016. O prémio será atribuído também ao tenista vimaranense João Sousa, que terminou a carreira este ano.