A atleta Sara Ferreira foi distinguida como a jovem revelação numa gala que decorreu no Largo do Toural
O desporto e os atletas vimaranenses estiveram em destaque na principal sala de visitas da cidade na noite do último sábado. No Largo do Toural, foram entregues as medalhas de mérito desportivo e as bolsas de formação desportiva aos atletas do ano e aos jovens revelação, para além das homenagens a figuras importantes e relevantes do desporto da cidade. Com muitos nomeados nas duas categorias, Pedro Gil e Sara Ferreira foram os destaques da noite.
Numa categoria inteiramente composta por nomeados que representam o Vitória Sport Clube, o xadrezista Pedro Gil acabou por se sagrar vencedor. Alexandre Amorim e João Costa, ambos da natação, aplaudiram o colega do clube quando foi consagrado com a medalha de mérito desportivo e distinguido como o atleta do ano na cidade de Guimarães. Na vertente feminina, a nomeada Jéssica Miranda, do voleibol vitoriano, acabou por ver a tenista Francisca Jorge a vencer a categoria.
Sara Ferreira foi uma das vencedoras da noite ao ser consagrada como a jovem revelação da vertente feminina. A atleta sub-16 tem brilhado nos campeonatos sub-18 com a conquista de títulos nacionais. Na vertente masculina, os nomeados Afonso Meireles (futebol) e Miguel Oliveira (natação) viram o ginasta Salvador Oliveira a merecer a distinção.
João Costa e Nuno Mendes foram ainda chamados ao palco para recolher, respetivamente, o Grande Prémio do Júri e o Prémio Ética no Desporto. Rui Bragança, antigo atleta do Vitória SC que pôs um ponto final no percurso desportivo em 2024, foi agraciado com o Prémio Carreira.