Uma boa prestação a nível pessoal não foi suficiente para Matthew Lawrence avançar para as semifinais dos 100 metros bruços
Depois de ser porta-estandarte da delegação moçambicana na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 ao início da noite desta sexta-feira, Matthew Lawrence começou o sábado, 27 de julho, com a participação na prova de 100 metros bruços. O nadador vitoriano, que se tornou no primeiro atleta do clube a ser porta-estandarte de um país na mais importante prova multidisciplinar do mundo, conquistou um bom registo a nível pessoal, mas não alcançou as semifinais da prova, encerrando a histórica participação olímpica na capital francesa.
Na piscina da Paris La Défense Arena, o nadador moçambicano de 20 anos percorreu a distância em 1:04.95 minuto. O atleta vitoriano foi o segundo da primeira série, mas acabou em 32.º lugar da classificação geral. Apenas 16 atletas, de 36 participantes, podiam alcançar a semifinal. Na primeira série, Matthew Lawrence seguiu em primeiro lugar nos primeiros 50 metros, mas acabou por perder a vantagem para um atleta do Laos na segunda metade da prova e acabou em segundo. As quatro séries seguintes foram muito mais rápidas, com 15 dos 16 nadadores apurados a terminar a prova em menos de um minuto.
Depois de encerrada a participação histórica de Matthew Lawrence, a comitiva de atletas vitorianos nos Jogos Olímpicos continua a competição ao início da noite deste sábado. O Mali de Mamadou Tounkara entra em campo a partir das 20h00 (hora portuguesa) para o segundo encontro da prova. Depois do empate na jornada inaugural, as águias africanas vão procurar o triunfo frente ao Japão. O nadador João Costa tem a estreia olímpica marcada para a manhã deste domingo, dia 28. O vimaranense vai competir pela glória olímpica nos 100 metros costas. Integrado na terceira série da qualificação, a prova arranca pouco antes das 10h45.