fbpx
preloader

“É uma felicidade que não me ilude”

Rika renova contrato até 2028

A Vitória Sport Clube, Futebol SAD anuncia que prolongou o vínculo contratual com o jovem Ricardo Ribeiro. Mais conhecido por Rika, o defesa central renovou a sua ligação ao Clube até 2028.

Internacional português, o jovem de 18 anos tem assumido a titularidade na equipa B, onde disputou os três jogos já realizados no Campeonato de Portugal. Além do destaque na formação de Gil Lameiras, Rika tem também merecido o olhar atento dos treinadores da equipa principal, estando atualmente a treinar sob o comando de Rui Borges.

Natural de Fafe, o defesa cumpriu uma primeira passagem por Guimarães, entre 2015 e 2018, tendo saído para o SL Benfica. Em 2022 regressou a casa para “ser feliz”. “Não me arrependo de ter regressado a casa. Tenho sido feliz aqui e cumprido um percurso evolutivo e de estabilidade emocional. Tratam-me bem e estou muito contente com aquilo que me tem acontecido no Clube”, garantiu o jogador que se avalia como “um central que gosta de sair a jogar e ter bola no pé”. “Gosto de construir mas sei que, por vezes, é arriscado sair a jogar numa zona do terreno tão recuada. Considero-me um jovem mentalmente forte mas os momentos de decisão surgem de forma instantânea, genuína, pois por vezes temos de decidir muito rápido”, concluiu.

Depois de vários jogos nos Sub-19, tendo contribuído para uma época histórica, Rika cumpre agora o primeiro ano como sénior. Com quase 300 minutos já realizados, o central espera continuar a ser opção no onze e garante que a renovação serve como “reforço da motivação”. “Qualquer jogador dá o seu melhor, independentemente, do vínculo contratual. No entanto, é natural que quando sentimos que confiam em nós, que depositam expectativas no nosso percurso, ficamos naturalmente mais motivados e felizes. É uma felicidade que não me cega nem me ilude, porque tenho um longo caminho a percorrer”, vincou.

A sua caminhada conta já com algumas chamadas aos treinos da equipa principal, algo que acontece, curiosamente, na presente semana. “Grato” pela oportunidade, Rika reconhece a “aprendizagem” que advém destas chamadas. “Trabalhamos com o mesmo afinco na B ou na A mas a verdade é que o contacto com jogadores do nível da equipa principal também nos ajuda a evoluir dentro de campo. Eu procuro aprender com os mais experientes e estou sempre muito atento às exibições dos colegas nos treinos”, comentou o jogador que recorda ainda a estreia no D. Afonso Henriques. “Na altura, tinha sido chamado a alguns treinos mas quando me disseram que tinha sido convocado para um jogo-treino no estádio, fiquei imensamente feliz. Foi um sonho realizado mas confesso que fui surpreendido pela intensidade, pois ali tive de me esforçar ao máximo”.