fbpx
preloader

“Temos um lugar para manter e é esse o nosso grande objetivo”

Salvador Costa, dos Sub-15, fala da liderança da equipa e projeta dérbi

São os primeiros três meses de experiência Vitória e o defesa não poderia estar mais feliz. Além do sucesso coletivo, com a equipa a liderar o campeonato, Salvador Costa tem visto o seu nome nas convocatórias da Seleção Nacional. Um objetivo pessoal que, como o próprio nos diz, é consequência do trabalho desenvolvido com os restantes colegas de equipa.

Em declarações aos meios de Comunicação do Clube, o central, natural de Santa Maria da Feira, falou dos primeiros dias em Guimarães e da nova realidade que o obriga a sair de casa às 6 horas. “É a minha primeira experiência fora de casa e nunca pensei que a integração fosse tão positiva. A equipa recebeu-me muito bem e o Xavi, que eu já conhecia da Seleção, ajudou-me imenso nos primeiros dias”, disse. Ter o apoio do guarda-redes permitiu-lhe um entrosamento mais rápido mas é a sua forma de ser e estar que o colocam num momento de conquistas.

A presença constante no onze inicial também não é fruto do acaso. À qualidade de discurso e raciocínio aliam-se a eficiência dentro de campo. Salvador Costa espera manter o estatuto, mormente no dérbi que se avizinha. “Projeto um duelo difícil e neste campeonato a exigência é sempre máxima. É o meu primeiro dérbi e isso é um motivo de orgulho. Não olho para este duelo com ansiedade ou com qualquer pressão aliada ao medo de errar. Temos de confiar em nós e não estarmos preocupados com aquilo que o adversário irá fazer. Os meus colegas já me disseram que é dos jogos mais especiais e daqueles com os quais mais se vibra aqui no clube”. Especial mas preparado com o mesmo profissionalismo e afinco de qualquer outro, assim atesta o jogador: “A preparação é sempre a mesma, independentemente de ser um dérbi ou um jogo com o último classificado. A nossa forma de estar nos treinos não muda e o facto de estarmos em primeiro lugar é só um motivo para trabalharmos ainda mais. Temos um lugar para manter e é esse o nosso grande objetivo”.

Exemplar na escola rumo à Engenharia?

A pergunta que serve de mote para este parágrafo foi colocada ao próprio, que mostra ainda dúvidas sobre a área a seguir. Ainda assim, há uma certeza que o acompanha: “Ter um plano B só nos acrescenta enquanto jogador e pessoa. Não podemos descurar os estudos e devemos conciliar, que é aquilo que tenho feito. Sou aluno de mérito e tenho notas de 5, pelo que penso que a minha mãe deve estar feliz (risos)”. Além do foco na escola, Salvador mostra-se atento e preocupado com outras áreas ligadas à performance desportiva. “A alimentação é uma das ferramentas essenciais para termos sucesso. Eu tenho cada vez mais cuidado com aquilo que como e também com a prática de ginásio, que é também outra área muito valorizada aqui no Vitória”, atestou.