Diogo Sousa renova contrato até 2028
É mais uma jovem promessa da cantera vitoriana e a renovação do vínculo ao Vitória surge como algo natural. Atenta ao talento que se produz na formação, a Vitória Sport Clube, Futebol SAD entendeu prolongar o vínculo de Diogo Sousa ao emblema vitoriano, ao qual ficará ligado até 2028.
Nascido em Felgueiras, é na cidade-berço que se tem desenvolvido como jogador de excelência. A cumprir a 11ª época de rei ao peito, o talentoso médio, que pertence ainda ao escalão de Sub-19, é já uma referência para os atletas mais jovens. Ainda assim, Diogo Sousa não se ilude com o momento e mostra a maturidade que o acompanha neste momento “tão feliz”. “Ao longo do meu percurso no Vitória SC tive o privilégio de conhecer muitos jogadores talentosos, de aprender e crescer com treinadores com muita competência e estar aqui hoje é também resultado desse trabalho. São mais de dez anos aqui e estou muito feliz por poder aqui continuar e, acima de tudo, por sentir que depositam tantas expectativas em mim”, começou por dizer, vincando o sentido de responsabilidade que esta renovação transporta: “Engane-se o jogador que assina ou renova contrato e pensa que o mais difícil já foi alcançado. O mais difícil está por vir, que é fazer valer a aposta e justificar que a confiança em mim depositada faz sentido. O meu objetivo é provar que posso ser um jogador muito válido para o Clube, um clube que me acolheu quando eu era criança e do qual sou sócio desde os 5 anos”.
Com apenas 18 anos, e ultrapassada a primeira década no Vitória, Diogo Sousa assume papel de destaque na equipa B. Titular nas cinco jornadas tem aportado qualidade, confiança e maturidade ao meio-campo. Características pouco comuns em jovens da sua idade e que o próprio deseja ainda melhorar: “Sempre me disseram que era um jovem maduro para a idade que tenho, não é só na equipa B mas também na formação tentei sempre ser muito responsável dentro e fora das quatro linhas. Quanto à confiança, penso que, independentemente da qualidade que possa ter, um jogador deve encarar uma partida de futebol como uma oportunidade de mostrar o seu valor e, também por isso, não pode fazê-lo com insegurança ou medo do erro”.
É também esta forma de estar e pensar que o distingue de outros jovens. Além da aprendizagem e conhecimento na formação do Vitória SC, Diogo Sousa bebe também do know-how da Federação Portuguesa de Futebol, através das constantes chamadas aos escalões da Seleção Nacional: “O trabalho desenvolvido na formação faz com que haja cada vez mais atletas chamados aos escalões da Seleção. Felizmente, senti já por várias vezes o orgulho de representar o meu país e é uma sensação única. Estou focado em trabalhar bem no Vitória porque isso é e será sempre o mais importante mas, como qualquer jovem, espero continuar a ser chamado a defender as cores nacionais”.