O guarda-redes brasileiro chegou ao Vitória SC em 2023 e prolonga a ligação até 2027
Com uma época completa ao serviço da Vitória SC, Futebol SAD, e com a segunda temporada em andamento, Charles foi convidado a renovar contrato até 2027. Com o anterior contrato, assinado em 2023, a encaminhar-se para o fim, o guarda-redes brasileiro renovou por mais duas épocas desportivas no Estádio D. Afonso Henriques e na presença do presidente António Miguel Cardoso. O brasileiro de 30 anos mostrou-se satisfeito por dar continuidade a esta relação e assumiu que aceitou a proposta sem nenhuma hesitação. “Saber que conto com o apoio das pessoas e ver o meu trabalho reconhecido é importante. Fiquei muito feliz com o convite e não tive qualquer dificuldade em aceitar”, disse.
Satisfeito com o prolongamento do vínculo contratual, Charles quer dar “continuidade ao trabalho que está a ser feito” ao serviço de um clube “gigante”. O balanço, para já, é positivo. O guarda-redes, formado no Itaúna e no Cruzeiro, chegou a Portugal em 2015 depois de representar o Vasco da Gama. Esteve ao serviço do CS Marítimo entre 2015 e 2021, transferindo-se para o FC Vizela em 2021/2022. Viajou para o Chipre em 2022 e chegou finalmente à Cidade Berço em 2023. “Estou muito feliz aqui, no clube e na cidade. A cidade é maravilhosa e as pessoas são muito acolhedoras”, atira com a mesma segurança com que se posiciona na baliza sempre que é chamado a jogo.
Na segunda época ao serviço dos Conquistadores, Charles não esconde a paixão que sente pelo clube que representa. “Eu achava que o Vitória era um grande clube já antes de estar aqui, mas depois de chegar vi que é um gigante”, afirma. Entre 2015 e 2022, o guarda-redes brasileiro visitou o Estádio D. Afonso Henriques diversas vezes na condição de visitante. Agora afirma que não quer voltar a essa posição: “Sem dúvida que jogar a favor com estes adeptos é maravilhoso. Não quero jogar mais como adversário, espero só jogar a favor porque os adeptos são incríveis. Estou muito feliz e quero continuar aqui por muito tempo para lhes dar muitas alegrias”.
Charles reconhece que a renovação é fruto do trabalho coletivo e destaca o grupo de trabalho. “É um dos melhores grupos, ou o melhor, que já encontrei. Se todos os jogadores tivessem a oportunidade de viver este momento e a experiência de estar aqui, iam falar tão bem como eu ou melhor ainda. É incrível”, afirmou. O brasileiro destaca a importância dos treinadores de guarda-redes e dos companheiros de posição. “O trabalho dos guarda-redes desenvolve-se de uma forma própria e em conjunto. Sou muito grato à experiência do Douglas, do Nuno [Madureira], dos meus companheiros. Quem não joga está sempre a apoiar e todos passam uma confiança grande aos companheiros. Quando chegamos ao jogo, divertimo-nos porque estamos a fazer o que mais gostamos”, afirma.
Com o futuro à espreita, Charles já sabe que vai continuar a contribuir para escrever a história do Vitória SC pelo menos até 2027: “Nós só esperamos coisas boas do futuro, não é? Estando num clube desta dimensão, não podemos esperar nada que não seja grande tanto a nível pessoal como coletivo”. Com um arranque positivo esta temporada, o guarda-redes acredita que o esforço coletivo vai encaminhar a equipa para o sucesso. “Espero que continue a ser uma época incrível para colhermos os melhores frutos possíveis. Os jogadores estão empenhados, ao máximo, em dar alegrias aos adeptos, que merecem”, concluiu.