O Vitória SC bateu o União de Leiria em casa e avança para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Faturaram Óscar Rivas e Kaio César
A Taça de Portugal continua a ser um campo aberto para o Vitória Sport Clube. Os Conquistadores apostam forte na competição e levaram a melhor sobre o União de Leiria no Estádio D. Afonso Henriques, vencendo por 2-0, com golos de Óscar Rivas e Kaio César. Para carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, diante de um adversário muito competitivo, a equipa comandada por Rui Borges teve de arregaçar as mangas, batalhar muito e nunca deixar de acreditar até o marcador funcionar, tornando-se por fim mais nítido o caminho para o triunfo. Aconteceu praticamente em cima do primeiro tempo (43 minuto), num lance de bola parada e que espelhou muito trabalho de casa: servido por Samu, Bruno Gaspar cruzou para a área e Óscar Rivas, de ângulo muito apertado, apareceu a desviar de cabeça para o fundo da rede.
O golo do central espanhol acabou por traduzir o ascendente dos visitados e não se tratou da única ocasião de perigo registada junto da baliza à guarda de Fábio Ferreira. Sempre muito imprevisíveis no ataque, Nuno Santos e Kaio César deram muito trabalho durante o primeiro tempo e não baixaram de ritmo no reatamento, pelo que a vantagem do Vitória SC esteve muito perto de ser dilatada logo aos 57 minutos, quando Sylla, num corte atrapalhado a desfazer um cruzamento de Nuno Santos, quase fez autogolo. Recuperado do susto, o União de Leiria reagrupou-se, voltou a fechar espaços e, parcialmente, reequilibrou forças, conseguindo a espaços ameaçar igualmente a baliza do Vitória SC. Num desses lances, quase aconteceu um escândalo (78 minutos), como comprovariam as imagens televisivas. De forma inexplicável, o árbitro Miguel Fonseca assinalou penálti na sequência de um desarme limpo de Borevkovic e o castigo máximo só não foi convertido porque os seus assistentes registaram devidamente o lance e convenceram-no a reverter a decisão.
A indignação tomou conta do estádio e o ambiente só aliviaria graças ao golo de Kaio César aos 84 minutos. Atento a uma bola picada por Nuno Santos, na sequência de um ataque conduzido por Alberto, poderoso a abrir caminho pela direita, Kaio César apareceu no sítio certo ao segundo poste e desviou de primeira de pé direito, selando de vez o triunfo do Vitória SC, que conhecerá neste domingo o adversário para os oitavos-de-final e que resultará do jogo entre o Varzim e o Elvas. De início alinharam Charles, Bruno Gaspar, Borevkovic, Óscar Rivas, João Mendes, Zé Carlos, Tomás Handel, Samu, Kaio César, Chucho Ramírez e Nuno Santos. Jogaram ainda Nélson Oliveira, Alberto, Manu Silva e José Bica. O próximo compromisso da equipa vitoriana está marcado para a próxima quinta-feira (28 de novembro), diante do Astana, em Almaty (Cazaquistão), na quarta jornada da fase regular da UEFA Conference League.