fbpx
preloader

Superioridade não deu triunfo

Sem justiça no resultado, os Conquistadores foram protagonistas de um jogo de sentido único. Jesús Ramírez marcou o golo do empate (1-1) aos 89 minutos

Num jogo de sentido único, o Vitória Sport Clube foi claramente superior no embate europeu com o FC Astana, mas foi penalizado pela ineficácia ofensiva. Os Conquistadores dominaram o jogo desde o apito inicial, mas o poder de fogo não se materializou em golos e os vitorianos foram obrigados a procurar soluções para contrariar a equipa local, que chegou primeiro ao golo. No entanto, os jogadores vitorianos nunca desistiram do triunfo e de lutar pelos importantes pontos europeus. O espírito de entrega da equipa de Rui Borges, quando se viu em desvantagem, foi fundamental para assegurar o empate (1-1) nos últimos minutos. Jesús Ramírez, que entrou pouco depois de se completar uma hora de jogo, foi determinante para o resultado ao marcar aos 89, segundo antes do fim do tempo regulamentar. Sempre mais perto de marcar do que de sofrer, o Vitória SC ainda levou perigo à baliza de Condric, mas não foi capaz de dar a cambalhota no marcador. Com mais um ponto somado na fase de liga da UEFA Conference League, os Conquistadores mantêm-se na frente da tabela classificativa e com esperança de alcançar o apuramento direto para os oitavos-de-final da competição.

Com o frio da noite cazaque a envolver o Almaty Central Stadium, o Vitória SC entrou em campo com confiança e tranquilidade. Apesar da longa viagem e das cinco horas de diferença para o horário português, os Conquistadores entraram em campo para procurar o triunfo desde o primeiro minuto. Adiantados no terreno de jogo, o crescimento no encontro foi gradual. A primeira oportunidade de golo surgiu à passagem da meia hora. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Tiago Silva, Manu esteve a centímetros de inaugurar o marcador, mas Condric agigantou-se. Mais tarde, a dupla Silva voltou a ameaçar marcar. Tiago cruzou e Manu cabeceou, mas a barra não permitiu o golo. O FC Astana chegou ao golo contra a corrente do jogo pouco antes do intervalo. Com 40 minutos jogados, Branimir Kalaica rematou de forma certeira e desferiu um golpe duro na equipa vitoriana. João Mendes esteve perto do golo ainda antes do intervalo e Nuno Santos quase empatava já no período de descontos, mas Condric respondeu com duas boas intervenções.

A segunda parte começou com o mesmo ritmo da primeira e os Conquistadores foram os primeiros a criar perigo. Manu Silva (51’) e Kaio César (54’) procuraram chegar à baliza, mas não assustaram os cazaques. Foi diferente aos 56 minutos quando Nuno Santos tentou um remate em chapéu que quase lançou os vitorianos para o empate, mas o esférico acabou por sair por cima da baliza adversária. As situações de perigo sucederam-se, mas não produziam efeitos. Aos 63 minutos, os locais ainda puseram a bola no fundo das redes da baliza de Bruno Varela, mas o juiz da partida invalidou o golo. Jesús Ramírez e João M. Mendes, saídos do banco de suplentes, entraram com olhos postos na baliza e criaram perigo aos 72’ e aos 73’. Com o fim do tempo regulamentar a aproximar-se, Manu Silva alvejou a baliza adversária com perigo, mas a bola passou ao lado do poste. No entanto, a justiça, ainda que incompleta, estava para chegar. No lance seguinte, o lance teleguiado de Telmo Arcanjo chegou à cabeça de Jesús Ramírez. O venezuelano empatou o encontro. Ainda houve tempo para o Almaty Central Stadium ficar em suspenso. O remate de Telmo Arcanjo, aos 90’+4, levava muito perigo, mas a ameaça não se concretizou.

Com o empate (1-1) em Almaty, no Cazaquistão, o Vitória Sport Clube leva um ponto na bagagem e soma agora 10 pontos na tabela classificativa da fase de liga da UEFA Conference League. Com dois jogos ainda por disputar, os Conquistadores mantêm-se no pelotão da frente da competição europeia. Com o regresso a Portugal planeado para as próximas horas, a equipa de Rui Borges vai focar-se no encontro agendado para a próxima segunda-feira (02 de dezembro). O encontro com o Gil Vicente FC, a contar para a 12.ª jornada da Liga Portugal, começa às 18h45.