fbpx
preloader

Galopar pela Europa na frente do pelotão

Chama vimaranense continua acesa nas competições europeias. Depois de ter enfrentado com êxito as temperaturas glaciares de St. Gallen na quinta jornada, o Vitória SC é segundo na fase de liga da UEFA Conference League

O Vitória Sport Clube conquistou os três pontos europeus da quinta jornada da fase de liga da UEFA Conference League com um triunfo por 1-4 na Arena St. Gallen. Frente aos suíços do FC St. Gallen 1879, os Conquistadores assumiram as rédeas do jogo desde cedo. Os golos de João Mendes (33’), Gustavo (58’), Alberto (84’) e Samu (90’+4) construíram uma vantagem justa que deixa o Vitória SC no segundo lugar da tabela classificativa da nova fase de liga da competição. Com 13 pontos somados ao cabo de cinco jornadas, os Conquistadores partem para a última ronda a aspirar o apuramento direto para os oitavos-de-final.

Os Conquistadores entraram mais determinados a dominar o encontro, mas a primeira oportunidade até pertenceu ao St. Gallen. Christina Witzig causou calafrios aos vitorianos com duas jogadas de perigo aos 16’ e aos 17’. No primeiro lance, Bruno Varela e Mikel Villanueva afastaram o perigo e o jogador da equipa suíça acabou por atirar por cima. Logo a seguir, Bruno Varela voltou a fazer uma excelente defesa. Nélson Oliveira também tentou o golo, mas a bola passou ao lado da baliza adversária. João Mendes concretizou as ameaças aos 33 minutos. Numa jogada combinada com Nuno Santos, o médio vitoriano inaugurou o marcador. As equipas recolheram ao balneário com os portugueses na frente.

Os Conquistadores entraram na segunda metade da partida com a mesma vontade de dominar o jogo e rapidamente encontraram o caminho para a baliza com Gustavo Silva a aumentar a vantagem aos 58’. O brasileiro não hesitou e deu o melhor desfecho a uma jogada que começou em Manu e passou por Nuno Santos. Kevin Csoboth reduziu aos 66’ para manter viva a esperança verde e branca. O golo que podia ter abalado a confiança da equipa de Rui Borges acabou por ter o efeito contrário e galvanizou o grupo vimaranense. Pouco depois, Kaio César, Samu e Bica foram chamados ao jogo e criaram desconforto nos anfitriões. Bica foi o primeiro com uma ameaça aos 80’. Kaio César, aos 85, assistiu Alberto para o golo. O jovem jogador, produto da formação vitoriana, estreou-se a marcar com a camisola dos Conquistadores. As resultado ainda não estava fechado. Samu foi o último a marcar e fechou as contas aos 90’+4.

Com 13 pontos somados, o Vitória Sport Clube parte para a última jornada da fase de liga isolado no segundo lugar, apenas atrás do Chelsea FC. Os ingleses encabeçam a lista com 15 pontos. A AC Fiorentina está no terceiro posto com 12 pontos. Os italianos vão deslocar-se ao Estádio D. Afonso Henriques já na próxima jornada, agendada para a próxima quinta-feira, dia 19 de dezembro, para concluir as contas desta fase da competição.

A ficha de jogo AQUI