De volta ao campeonato, o Vitória SC embala para o Bessa ambicioso e motivado pela grande noite europeia de Sevilha. O técnico Luís Freire acredita que a equipa lidará bem com o desgaste

Em franca recuperação no campeonato, o Vitória SC carregará a fundo no acelerador até alcançar os lugares europeus. A próxima meta é o Estádio do Bessa e o técnico Luís Freire aponta claramente à conquista dos três pontos, ciente de que a equipa irá deparar-se com um Boavista competitivo e revigorado pelo recente triunfo sobre o Santa Clara. Depois do brilharete em Sevilha, para a UEFA Conference League, Freire relativizou a questão do desgaste físico e prometeu apresentar o melhor onze possível.
Fatura a pagar do esforço em Sevilha: “Esta fase da época já estava planeada. Temos como desafio sermos cada vez maiores e mais fortes como equipa. Ganhámos ao Casa Pia e está tudo em aberto na UEFA Conference League. E queremos ganhar outra vez para o campeonato. É isso que fazem as grandes equipas. Preparam-se para este tipo de ciclos, jogando com mentalidade vencedora. O clube preparou-se para isso, estamos todos alinhados no sentido de estarmos a top nesta fase. Fizemos uma grande exibição frente ao Casa Pia e ganhámos. E queremos voltar a ganhar. Vamos fazer tudo por tudo para que tal aconteça diante do Boavista. Estamos na máxima força e tudo faremos para jogar no Bessa com a máxima energia, de modo a ganharmos o jogo”.
Gestão do plantel: “Preciso de todos. Todos os jogadores são importantes para mim e todos têm jogado. Se calhar não estavam à espera que o Embaló e o Hevertton jogassem a última partida. E se calhar também não estavam à espera que o Vando Félix e o João Mendes jogassem no Dragão. Vão sendo feitas alterações de jogo para jogo, mas sempre na perspetiva de colocarmos em campo a melhor equipa, aquela que estiver mais bem preparada em termos emocionais, técnicos, táticos e físicos. E queremos ganhar nas duas competições em que estamos envolvidos. Não vamos abdicar de nenhuma competição para dar prioridade a outra. Queremos as duas, queremos estar bem nas duas competições. Para isso, estamos a proceder a uma gestão normal do plantel”.

Luta pelo quinto lugar: “Teremos de estar todos muito ligados no jogo com o Boavista. Temos opções de qualidade e queremos apresentar-nos muito fortes, como estivemos frente ao Casa Pia e ao Betis. É importante darmos continuidade às vitórias no campeonato, ganhando onde o atual quinto classificado perdeu. O Santa Clara perdeu no Bessa na última jornada e, por isso, teremos de ganhar onde esse nosso concorrente direto não ganhou. Só assim poderemos recuperar terreno. É um desafio grande procurar duas vitórias seguidas. Queremos provar no campeonato e na UEFA Conference League que estamos de volta, com uma mentalidade ganhadora e um grupo muito ligado. Acredito que vamos conseguir ganhar porque sinto que todos os jogadores estão com mentalidade de querer ajudar muito a equipa”.
O Boavista: “Joga agora num sistema de 5x4x1, com três centrais. Reforçaram-se bem e precisam de ganhar. Não acredito que o Boavista vá jogar para o empate porque precisa de vitórias. E o Vitória SC joga sempre em busca da vitória, pelo que acredito que se assistirá a um jogo aberto e muito emocionante. Não vamos fugir do nosso registo habitual: vamos querer impor o nosso jogo, para ganhar no Bessa, sabendo que o adversário precisa muito de pontos e que vem de uma vitória na última jornada. Contamos muito com apoio dos nossos adeptos, que foram incansáveis na última partida. Foram mesmo extraordinários em Sevilha e motivo de admiração em Espanha. Fizeram uma longa viagem e, mesmo à chuva, não pararam de se manifestar. Fazem-nos muita falta e acredito que voltaremos a sentir esse apoio. Vão ajudar os atletas a superarem-se em campo, dando assim mais um passo em frente no campeonato”.

A utilização do médio Beni: “Ele já foi utilizado, frente ao Braga. Está a trabalhar bem e contamos muito com ele. A oportunidade dele chegará. Se será amanhã ou não, depois vocês vão ver. Ele vai ser muito importante até ao fim da temporada e nós queremos que até lá o calendário apresente uma grande densidade de jogos. Os jogadores estão a dar tudo para ajudar o grupo a apresentar-se cada vez mais forte nos jogos. E sabem que o seu momento acabará sempre por chegar e, por isso, têm de estar preparados. Os que alinham de início são muito importantes, mas quem termina as partidas consegue ser muitas vezes decisivo. Os resultados fazem-se muitas vezes nas pontas finais. Todos os jogadores são importantes e o Beni não foge à regra”.
A rivalidade entre Vitória SC e Boavista: “É um jogo que envolve muita energia. O campeonato aproxima-se do fim e cada jogo é muito importante para todos os clubes. Será um jogo de muitos duelos, de muita intensidade e de muita emoção. E temos provado que estamos preparados para os grandes desafios. Se queremos andar ao mais alto nível, temos de estar bem à quinta-feira e ao domingo”.