fbpx
preloader

Luís Freire: “A adrenalina terá de estar no máximo em Moreira de Cónegos”

Apostado em somar o quarto triunfo consecutivo, o treinador aposta num Vitória SC a dar tudo no dérbi do concelho de Guimarães  

A acelerar a fundo na ponta final do campeonato, o Vitória Sport Clube arranca forte para a classificativa de Moreira de Cónegos. A equipa mantém-se a dois pontos do quinto lugar e o treinador Luís Freire carrega na ambição, sublinhando que o grupo está bem ciente da pressão de ganhar. Alertado para um Moreirense feroz no contra-ataque e nas bolas paradas, Freire garante que a equipa se apresentará com todos os sentidos bem ligados na partida deste domingo e apenas interessada em somar os três pontos, numa altura em que segue embalada por três triunfos consecutivos.      

Fôlego recuperado: “Esta paragem do campeonato serviu principalmente para limpar o desgaste físico e o cansaço mental de alguns jogadores e também algumas mazelas. Deu para recuperar jogadores. Eles estavam a fazer o sacrifício de jogar de três em três dias e a equipa já leva mais de 40 jogos nesta temporada. Descansámos e depois voltámos a trabalhar, estando nesta altura completamente prontos para competir. Acredito que podemos manter-nos dentro da linha que vínhamos apresentando. Trabalhámos para isso, de modo a que a equipa se apresente no máximo, muito focada e com extrema ambição em Moreira de Cónegos. Será um jogo muito disputado. Vamos defrontar uma equipa que tem valor. Tem boas individualidades e, em termos coletivos, trata-se de uma equipa forte. Preparámo-nos bem, os jogadores sabem perfeitamente o que devem fazer em campo e vamos com aquela energia do empate no Dragão e das três vitórias consecutivas seguintes. Recuperámos muitos pontos em pouco tempo, estamos motivados e vamos com muita ambição para a próximo jogo. A adrenalina terá de estar no máximo para somarmos a quarta vitória seguida. É isso que está na nossa cabeça”.

A pressão de ganhar: “A pressão de ganhar é permanente no Vitória SC. Queremos sempre ganhar e assumimos isso. Quando estávamos a oito pontos, já dizíamos que queríamos o quinto lugar… e agora estamos a dois. Queremos muito continuar a ganhar, mas também temos de estar preparados para o jogo em si. Vai exigir muita competência de nós em todos os momentos. Teremos de ter atitude quando perdermos a bola ou quando a ganharmos. E até nas bolas paradas porque vamos jogar num campo muito particular. Por outro lado, é um dérbi concelhio e isso suscita sempre grande emoção. Se queremos ganhar, teremos de nos apresentar num nível muito elevado. Sabemos que teremos de nos transcender em todos os momentos porque queremos muito somar vitórias atrás de vitórias. E não bastará jogar muito bem, a equipa terá de revelar grande espírito de grupo. Sinto que os jogadores estão muito motivados e ligados, estão muito unidos. E temos contado com o precioso apoio dos adeptos nesta fase. Aliás, precisamos deles outra vez no jogo de amanhã, isto independentemente da hora e do preço dos bilhetes. Esse apoio é muito bom para nós, mas vamos dar tudo para conseguir ganhar outra vez, somando a quarta vitória seguida. Nesta altura só dependemos de nós e queremos continuar assim”.

Adversário forte e com apenas duas derrotas em casa: “O campo do Moreirense torna-se difícil pelo valor da sua equipa. Tem bons executantes e vários jogam juntos há algum tempo. É uma equipa que normalmente está tranquila na classificação. O Sporting, o Benfica e o FC Porto não passaram lá. O Moreirense é uma equipa forte e, quando joga em casa, os jogos são sempre muito intensos e físicos. Estamos preparados para essa dimensão, sabendo que um pormenor pode fazer a diferença. Vamos muito atentos e ligados para esse jogo”.

O novo Moreirense sob o comando de Cristiano Bacci: “Não fiz comparações entre o Moreirense de César Peixoto e o Moreirense do Cristiano Bacci. Concentrei-me apenas no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo atual treinador. Estão a jogar em 4x3x3 e são muito fortes no contra-ataque, como já eram com o César Peixoto. Tem uma defesa muito estável, em 4x4x2, e que depois ataca em 4x3x3. São fortes nas bolas paradas… Mas o Vitória SC tem sido uma equipa muito forte e sabemos que a equipa tem capacidade para ganhar em Moreira de Cónegos. Só temos de colocar em campo essa capacidade, entrando com tudo, para ganhar”.

Bruno Varela e o quadro clínico mais desanuviado: “O Bruno Varela tem treinado sempre e acaba por estar disponível para o jogo. E tem estado bem, da mesma forma que a equipa tem estado muito estável a defender. Temos sofrido poucos golos. Já o Gustavo Silva está a fazer a sua integração nos treinos da equipa, mas ainda vai na primeira semana e esteve muito tempo parado, pelo que não contará para este jogo. Eventualmente já poderá estar disponível para o próximo, enquanto o Bruno Gaspar já se encontra disponível para nos ajudar de imediato”.

A renovação do contrato de Nélson Oliveira: “Pela sua experiência, personalidade e forma de jogar, o Nélson Oliveira acrescenta muita qualidade no jogo e à equipa. Tem características muito interessantes. É muito técnico e muito inteligente na movimentação e como combina com os colegas. Oferece-se muito ao jogo e tem grande capacidade de finalização. Esse tipo de jogadores experientes é sempre importante num grupo. É natural que tenha renovado contrato”.