fbpx
preloader

Gustavo Silva resolveu o quebra-cabeças

De visita ao Estádio Cidade de Barcelos, o Vitória Sport Clube superiorizou-se ao Gil Vicente e venceu por 0-1, com um golo de Gustavo Silva, ascendendo provisoriamente ao quinto lugar

Livre por fim de problemas físicos, Gustavo Silva voltou a vestir a pele de super-herói para decidir o jogo com o Gil Vicente, fazendo explodir de alegria os cerca de 2500 adeptos que viajaram de Guimarães para puxar pelo Vitória Sport Clube no Estádio Cidade de Barcelos. Depois de ter faturado diante do Santa Clara, na jornada anterior, o extremo brasileiro entrou em cena na segunda parte dos gilistas e desatou um valente nó cego aos 77 minutos, abrindo alas para um precioso triunfo por 0-1. Sem perder há 10 jogos na Liga Portugal, os Conquistadores ascenderam assim, à condição, ao quinto lugar, faltando agora conhecer o desfecho do jogo entre o Santa Clara (concorrente direto do Vitória SC) e o Sporting, agendado para este sábado.

O golo de Gustavo Silva foi uma espécie de catarse para os visitantes num jogo de elevada dificuldade. O Gil Vicente revelou-se um duro obstáculo em termos defensivos e ainda colecionou algumas aproximações perigosas à baliza à guarda de Bruno Varela, apesar do domínio, praticamente absoluto, do Vitória SC no primeiro tempo. Rarearem, porém, os espaços até ao intervalo e, por isso, de pouco valeram as ações de Telmo Arcanjo, Vando Félix e Nélson Oliveira, impulsionados por um meio-campo esforçado e a acusar a ausência, por lesão, de Tiago Silva. A incapacidade para ferir o adversário mereceu então a reação devida por parte do técnico Luís Freire na segunda parte. Atento ao desgaste dos alas, o treinador lançou Nuno Santos e Gustavo Silva e ainda trocou Nélson Oliveira por Chucho Ramírez, conseguindo assim tornar a equipa mais rápida e prática nas manobras ofensivas.

O marcador acabaria por funcionar aos 77 minutos. Na sequência de um atraso de Bamba, Gustavo ganhou o lance e escapou isolado na direção da baliza, desviando de forma precisa a bola do alcance de Andrew. Foi o grande momento da noite num jogo em que o Gil Vicente usou e abusou da falta e queimou muito tempo, perante a surpreendente condescendência do árbitro, que, por outro lado, se mostraria mais lesto a mostrar o cartão amarelo aos atletas do Vitória SC. Alcançada a vantagem, o Vitória SC suportou bem a pressão final dos visitados e, já perto do fim do tempo regulamentar, até poderia ter chegado ao segundo golo. O tiro de Chucho Ramírez saiu, porém, ao lado e o resultado já não se alterou. Nos oito minutos extra, o Gil Vicente jogou mais com o coração e os Conquistadores souberam usar a cabeça, reagindo com consistência a todos os ataques contrários. Na próxima ronda, o Vitória SC recebe em casa o Benfica (a 19 de abril).    

A ficha de jogo AQUI