Jovem avançado de 18 anos está feliz por mudar-se para Guimarães e assume sentir-se atraído pelo projeto vitoriano

Oumar Camara nasceu em Paris, formou-se no Paris Saint-Germain, foi capitão dos sub-19 e é um jovem promissor dos escalões de formação da seleção francesa. Aventura-se agora em Portugal, mais precisamente em Guimarães, para integrar o plantel da equipa A do Vitória Sport Clube. Entusiasmado pelo novo capítulo na sua vida, assume que está a “realizar um sonho” ao assinar contrato, válido até 2029, com os Conquistadores.
Extrovertido e de sorriso fácil, Oumar Camara tem Kylian Mbappé como referência, tendo partilhado balneário com o irmão mais novo, Ethan Mbappé. Campeão de França no escalão sub-19, equipa que capitaneou, internacional pelas seleções francesas de formação e com presenças na UEFA Youth League, o parisiense mostra-se entusiasmado com o projeto que encontrou em Guimarães. “Senti-me impactado pelo projeto e pelo clube e espero ser a minha melhor versão aqui”, disse.
Infância: “Tenho 18 anos e nasci em Pantin, na região de Paris, onde cresci. Inspirei-me desde sempre no meu irmão. Quando eu era pequeno, via-o a jogar futebol e queria fazer o mesmo. Agora estou a realizar um sonho ao assinar o meu contrato com o Vitória”.
Mudança para a Cidade Berço: “Guimarães é a cidade onde Portugal nasceu, já li isso em livros e já me falaram da história da cidade. Tive a sorte de chegar a esta cidade e de a descobrir nos últimos dias. É uma cidade com poucos habitantes, mas todos torcem pelo Vitória. Já percebi que os adeptos são apaixonados pelo clube e espero agradar-lhes”.
Uma nova oportunidade: “É uma nova experiência para mim e para a minha família. Quis aproveitar esta nova oportunidade. Senti-me impactado pelo projeto e pelo clube e espero ser a minha melhor versão aqui”.
Extrovertido e líder: “Sou uma pessoa feliz, aberto a toda a gente, sou extrovertido. Futebolisticamente falando, gosto de ser um líder, dou importância às ações e também às palavras. Tenho de aprender português para facilitar a minha integração na equipa e acho que vou conseguir integrar-me bem”.
Diferenças do futebol francês e português: “O futebol francês é conhecido pelas suas qualidades atléticas e físicas. Não é assim com o futebol português ou espanhol, em que se destacam os aspetos técnicos. O Paris Saint-Germain é um clube que tem um forte ADN de futebol e trabalhávamos todos os dias para nos desenvolvermos. Agora quero ajudar a minha equipa em Guimarães. Estou pronto para jogar no Estádio D. Afonso Henriques. Estou entusiasmado para fazer vibrar o estádio e agradar os adeptos”.
A importância do projeto: “Fiquei imediatamente atraído pelo projeto apresentado pelo Vitória e estou pronto para ajudar a equipa durante todos os minutos que eu jogar neste estádio, em casa ou fora, dando tudo pelo clube e pela família vitoriana”.
Referência: “O Mbappé é a minha referência. Dizem que temos algumas semelhanças porque temos características parecidas como a velocidade. Ele é um jogador que ataca os espaços, marca e faz marcar os outros. É um líder, é forte e é tão forte dentro de campo como fora. Comunica bem e é um exemplo para os jovens jogadores franceses e de todo o mundo”.
Jogadores portugueses no PSG: “O Nuno Mendes, o Vitinha, o João Neves e o Gonçalo Ramos sempre me agradaram pelo seu comportamento dentro e fora de campo”.