preloader

João Henriques: “Num dérbi o que interessa é vencer”

Treinador vitoriano em antevisão do jogo com o SC Braga

A jornada 22 marca a deslocação do Vitória SC ao terreno do SC Braga, num jogo com história e tradição. Na véspera da 143.ª edição do dérbi minhoto, João Henriques, treinador vitoriano, falou sobre o confronto que se segue com a equipa bracarense. “É um dérbi, é sempre especial. Num dérbi não interessa se jogamos muito bem ou muito mal, o que interessa é vencer. Se pudermos aliar o resultado a uma boa exibição, melhor. Vamos defrontar uma equipa que pela sua classificação atual e pelos seus desempenhos recentes, fruto de estar junta há algum tempo, terá as suas dificuldades. Só a partir do meio de outubro é que começámos a construir esta ideia de jogo. Hoje somos um grupo mais sólido, acredito que estamos mais capazes de defrontar um SC Braga forte. Estou confiante que o grupo vai dar uma boa resposta em Braga”.

Com um misto de juventude e experiência no plantel, João Henriques defende que os jogadores vitorianos que chegaram esta época já são conhecedores da importância deste jogo. “Os jogadores já conhecem o campeonato e o significado destes jogos. Há uma diferença da primeira volta para agora. Os jogadores mais experientes sabem como funciona um dérbi destes, a mensagem passa diariamente, queremos colocar a ansiedade positiva no sítio certo. É um trabalho diário que vamos fazendo. É um jogo que só vale três pontos, mas tem a questão emocional associada. A importância do nosso capitão e dos jogadores experientes é grande. Precisamos de ter o equilíbrio entre a emoção e a razão para que possamos vencer o jogo”.

Com uma paragem competitiva de 11 dias, o Vitória SC defronta o SC Braga, no Estádio Municipal de Braga, num dérbi que não terá adeptos nas bancadas, o que fará com que este seja um jogo diferente do habitual em épocas transatas. “Os adeptos são o sal e os condimentos do futebol, quanto mais para um dérbi. Já vi mais do que um dérbi neste estádio e sei como é o ambiente. Queremos muito ir atrás do 5.º lugar, depois de o alcançarmos olhamos mais para cima. É um jogo importante nesse sentido. Vamos jogar com o clube que estava no 2.º lugar, ambas as equipas vão muito querer ganhar. Sem os adeptos fica a faltar muita coisa, fica sem o ambiente. É uma pena não podermos contar com os nossos adeptos, que dão uma ajuda tremenda”.

O Vitória SC joga em Braga nesta terça-feira, 9 de março, às 21h45, a contar para a 22ª jornada da I Liga.