Afonso Freitas é baixa mas garante “apoiar na bancada”

Conta já com muitos minutos nas pernas e vê-se agora impedido de continuar a somar nesta frenética reta final. Afonso Freitas é um dos jovens mais utilizados por Moreno e vai estar a contribuir de fora no duelo com o FC Felgueiras. O defesa viu o quinto amarelo e será ‘baixa’ para a penúltima jornada, uma ausência que a equipa irá colmatar mas que incomoda o vimaranense. “Custa-me não poder estar presente mas sei que quem participar irá dar o seu melhor. É assim que acontece com todos. Será um jogo especial, que qualquer um adora jogar porque, além da valia do adversário, a classificação está ao rubro e cada ponto será determinante”, começou por dizer.
A jogar há dez jornadas consecutivas, o vitoriano assume que está “num bom momento de forma”. “Sou dos jogadores com mais minutos e isso enche-me de orgulho. É um sinal claro de que a equipa técnica confia em mim. A época tem-me corrido bem, tenho sentido essa confiança e isso também ajuda a que, dentro de campo, as coisas aconteçam de uma forma natural. Um jogador tem de estar tranquilo, seguro de si e das suas capacidades, porque só assim consegue cumprir no jogo”, disse.
A cidade-berço é o seu lar e, já com uma experiência internacional ao serviço da Juventus, é em Guimarães que se sente “bem”. O bom ambiente que paira na equipa e a boa relação entre todos são alguns dos motivos que têm contribuído para o bom percurso na Liga 3. Além disso, o último sucesso teve um ingrediente que não é secreto: os adeptos. “O apoio que sentimos no jogo com o Canelas foi espetacular, fantástico. Sentimos que os vitorianos estão connosco, que contam connosco. Assim que fizemos o golo, eu fiquei todo arrepiado porque os adeptos aplaudiram imenso, entoaram cânticos de apoio. Foi realmente um jogo único para nós e espero que assim volte a acontecer”, sugeriu.

“Série competitiva como eu gosto”
Aos adeptos mais atentos não será necessário fazer qualquer apresentação de Afonso Freitas. Vitoriano e vimaranense, o jovem de 21 anos tem uma forma de estar “peculiar”. Há quem se atreva a chamar-lhe resmungão ou “pessoa sempre do contra” mas a verdade é que Afonso vive o treino e o jogo de forma “bastante intensa” e isso pode levar a interpretações erradas. E é, por ter este compromisso sério com o seu trabalho, que o defesa elogia bastante a “competitividade da Série A”. “A nossa série é muito competitiva, muito equilibrada. Todos os jogos são aguerridos e na luta acérrima por todos os pontos. Acho que todos os jogadores preferem isso porque só assim nos sentimos vivos. Eu gosto de duelos intensos, aliás, percebeu-se isso neste último jogo com o Canelas (risos). E, também por isso, vai custar-me falhar ao jogo com o Felgueiras porque sei da importância do mesmo. Mas vou estar naquela bancada a apoiar e a torcer muito pela vitória”, concluiu.
A equipa B ocupa um dos quatro primeiros lugares da Série A, com 33 pontos, em igualdade pontual com mais…quatro equipas. O duelo em Felgueiras está marcado para este sábado, às 15h30, e será o penúltimo desta fase.