Poucas alterações na equipa campeã nacional de polo aquático

A equipa sénior masculina de polo aquático vai manter, praticamente inalterada, a estrutura que garantiu, na época passada, o tricampeonato nacional da modalidade.
Ao serviço de Vítor Macedo, que também regressa como técnico da equipa, vão continuar João Costa, André Pereira, Salvador Lopes, Tiago Teixeira, Pedro Sousa, Dumitru Sobetchi, Pedro Cunha, Nuno Fernandes, Miguel Castro, João Camacho, Carlos Gomes e Pedro Camargo aos quais se juntarão eventuais reforços para a equipa.
Uma das poucas saídas que a equipa vai registar é de André Rocha que, por motivos pessoais e profissionais, não vai fazer parte do plantel em 2022/2023. “Queria agradecer ao (André) Rocha todo o percurso dele na equipa. É um dos capitães de equipa, um verdadeiro líder e um vitoriano como há poucos”, fez questão de dizer o técnico Vítor Macedo neste momento de saída do seu atleta.
Rui Ramos ruma à primeira divisão espanhola
Para além de André Rocha, também Rui Ramos deixa os campeões nacionais. O atleta que foi o melhor marcador do campeonato nacional da época passada vai rumar ao Club Natació Rubi de Barcelona, equipa que milita na primeira divisão espanhola.
Depois de uma época de valorização ao serviço dos conquistadores, Rui vai tornar-se no primeiro português a atuar no principal escalão espanhol, um dos melhores e mais competitivos campeonatos do mundo.
Vítor Macedo lamenta a perda mas não esconde o orgulho que é ver os seus atletas saírem valorizados: “Queria agradecer ao Rui os dois anos fantásticos que passamos juntos, foi um jogador fundamental para a equipa quer do ponto de vista desportivo, quer do ponto de vista humano. É um orgulho para nós que o Rui tenha conseguido valorizar-se connosco e sair para um dos melhores campeonatos do mundo. Por muito que nos custe vê-lo sair, ficamos todos felizes por vê-lo concretizar um sonho”.
Aposta na formação continua
Nem só de saídas se faz a atualidade do polo aquático vitoriano e, em Guimarães, a aposta na formação é para continuar e esse sentido vão integrar nos trabalhos iniciais da primeira equipa, sete elementos da equipa B.
Da formação secundária, que se sagrou este ano bicampeã nacional da II divisão, vão iniciar a época com a equipa principal João Costa, Afonso Magalhães, Afonso Ribeiro, Rui Araújo, Daniel Ribeiro, João Salgado e José Luís Ribeiro.
Continuando com o objetivo de criar uma equipa sustentavelmente competitiva, os responsáveis vitorianos sabem que é preciso “formar para ganhar” e a aposta no trabalho de base vai continuar para que no futuro a equipa possa manter os patamares competitivos de excelência que goza atualmente e continuar a dar alegrias aos vitorianos.