fbpx
preloader

Vitória SC visita Escola Secundária Padre Benjamim Salgado

Janvier e Tounkara, da Equipa A, e Sónia Peixoto, do Futebol Feminino, em ação com alunos da Secção Europeia de Língua Francesa

A representar o Vitória SC foram os jogadores da equipa principal de futebol Nicolas Janvier e Mamadou Tounkara, e a jogadora da equipa principal de futebol feminino Sónia Peixoto, naquela que foi a quarta participação vitoriana em 16 anos, depois de ter estado presente nas edições de 2009, 2011, 2017.

Para além da interação entre os jogadores e os alunos das turmas de 8.º e 9.º anos envolvidos no projeto, nesta visita houve lugar a uma homenagem ao Eterno Embaixador vitoriano, Neno, que era figura frequente nestas visitas à Secção Europeia de Língua Francesa.

Sónia Peixoto, jogadora da equipa feminina do Vitória, partilhou o orgulho em fazer parte desta iniciativa e de perceber “que já há menos diferenças entre mulheres e homens”. “Sinto-me mais valorizada porque, é verdade que, no início era mais complicado, aliás, eu comecei a jogar com rapazes. Existiam muitos preconceitos e estereótipos sobre as raparigas que jogavam à bola. Encontrei aqui raparigas que jogam à bola e isso deixou-me feliz”, reconheceu a jovem de 21 anos, nascida em França.

Quem também deseja ser um exemplo a seguir é Nico Janvier, que vê esta iniciativa como uma “inspiração” para os mais pequenos. “Espero que eles se inspirem em nós, no nosso trabalho e na forma como percorremos os nossos sonhos, para que também eles possam lutar por aquilo que querem”, afirmou.

Por fim, Mamadou Tounkara mostrou-se feliz por poder “sair da rotina do futebol”. “Vir aqui à escola foi uma bela experiência e deu-nos imenso prazer. Foi muito divertido responder às perguntas, às quais respondemos com tranquilidade (risos)”, concluiu.