fbpx
preloader

A arte de caricaturar. Já são conhecidos os vencedores do Concurso Escolar

Mais de uma centena de pessoas assistiu à entrega de prémios aos melhores cartoons e caricaturas

O auditório da Universidade do Minho foi o palco, este sábado, da cerimónia de entrega de prémios do concurso escolar aos melhores cartoons e caricaturas, num evento organizado pela Comissão de Centenário. Num total de 100 finalistas, foram distinguidos os 15 melhores trabalhos, divididos por cinco categorias, incluindo também 15 menções honrosas, atribuídas devido à qualidade dos trabalhos.

A sessão contou com a presença do Presidente do Vitória SC, António Miguel Cardoso, do deputado da Assembleia da República e membro da Comissão do Centenário, André Coelho Lima, do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Nélson Felgueiras, do coordenador do concurso, Miguel Salazar, de elementos dos órgãos sociais do Clube, entre outras entidades.

Este concurso escolar, inserido nas comemorações do Centenário do Clube, com o apoio do Município de Guimarães, teve o objetivo de envolver a comunidade estudantil vimaranense e descobrir novos talentos artísticos. Desta forma, diferentes atletas do Vitória SC, entre a Equipa B, o Futebol Feminino e as várias modalidades, visitaram sete escolas, acompanhados por profissionais da caricatura, de forma a promover o concurso junto dos estudantes.

A iniciativa envolveu 721 alunos, diversos professores, membros do júri e também elementos do staff dos Conquistadores. O concurso destinou-se a estudantes que frequentam os 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário das várias escolas do concelho de Guimarães. Os cartoons elaborados pelos alunos teriam de estar relacionados com atletas do Clube ou ligados aos temas “Desportivismo” e/ou “Somos Únicos”.

O próximo passo passa por realizar uma exposição itinerante, onde os melhores trabalhos serão exibidos durante uma semana nas escolas participantes, começando pela Escola EB 2,3 Egas Moniz.

António Miguel Cardoso interveio na cerimónia e reforçou a importância do “sentimento de Vitória” junto dos mais jovens.

Sentir Vitória: “Acho que faz todo o sentido que este concurso continue. Um Centenário é sempre um momento muito especial para todos os vitorianos. Temos uma longa história de 100 anos e queremos que assim continue nas próximas décadas. Isso depende dos jovens e da juventude. É por eles que estamos aqui e que fizemos todo este concurso. Para que possam sentir o Vitória e perceber cada vez mais aquilo que está por trás de todas as famílias. Esperemos que um dia possam passar o sentimento de Vitória aos vossos filhos, aos vossos netos. Quando estamos todos envolvidos com a cidade de Guimarães e com o Vitória, queremos é que esse testemunho e responsabilidade possa passar para os jovens”.

Miguel Salazar, coordenador do concurso, fez um rescaldo positivo e reconheceu o grande nível dos trabalhos envolvidos. O presidente do Conselho Vitoriano lançou também o desafio para que o concurso continue nos próximos anos.

Reconhecimento: “Este Concurso de Caricaturas representa a realização de um dos principais projetos da Comissão do Centenário, na medida em que, representa uma interação muito marcada com a comunidade estudantil. Nessa perspetiva, chegamos agora à fase final, do reconhecimento e do mérito dos alunos, mas também dos professores envolvidos no projeto”

Missão cumprida: “Atingiram um excelente nível. A prova disso é a atribuição das menções honrosas. Estava prevista a atribuição dos primeiros prémios, mas as menções honrosas só seriam atribuídas caso a qualidade dos trabalhos assim o justificasse. Em cinco grupos, foram atribuídas 15 menções honrosas. A Comissão do Centenário teve um desempenho e uma atividade muito meritória e dignificou o Vitória e a cidade de Guimarães. Missão cumprida”.