fbpx
preloader

No separar é que está o ganho

Academia recebeu material de separação do lixo e recolha de resíduos orgânicos. Parceria visa sensibilizar os vitorianos para a sustentabilidade ambiental e contou com a presença de Armando Guimarães, vice-presidente do Vitória SC, e de Sérgio Castro Rocha, presidente da Vitrus. Jogadores também alinharam na ação e mostraram-se preocupados em contribuir para um planeta mais verde.

No Dia Internacional da Reciclagem, que se celebra a 17 de maio, os relvados da Academia vitoriana foram palco de uma ação de consciencialização para a separação do lixo e recolha de resíduos orgânicos, inserida na campanha sobre a sustentabilidade ambiental que o município tem levado a cabo nos últimos anos e também no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Vitrus e o Vitória Sport Clube. A empresa municipal responsável pela recolha de resíduos disponibilizou cerca de uma centena de contentores na certeza de que Vitória se situa entre as principais instituições da cidade de Guimarães interessadas em defender o meio ambiente.

A iniciativa contou com a presença do vice-presidente do Vitória SC, Armando Guimarães, bem como do presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha. Os dois responsáveis fizeram-se acompanhar por alguns jogadores do Vitória que, atentamente, ouviram alguns conselhos sobre como combater a poluição ou qual o consumo, uso, reaproveitamento e descarte adequado de cada produto.

Agradado com a recetividade dos atletas vitorianos, o responsável da Vitrus ressalvou que “deu para perceber que há a missão de jogar futebol mas também a de proteger o ambiente”. “É mais um projeto que vai de encontro à sustentabilidade ambiental e que revela que o Vitória está cada vez mais preocupado com as questões ambientais. O Clube lançou-nos este desafio, o de colocar contentores na Academia, e nós abraçamos a ideia desde a primeira hora”, acrescentou Sérgio Castro Rocha.

Inserida numa “estratégia para a sustentabilidade ambiental”, esta iniciativa é vista como “mais um passo na missão de um Clube eclético e com responsabilidade social e cívica”. No entender de Armando Guimarães, vice-presidente do Vitória SC, “é importante criar a lógica de consciencialização e sensibilização de boas práticas junto do universo vitoriano”. “Este é mais um passo no âmbito daquilo que é a nossa estratégia para a sustentabilidade, como o projeto Carbono Zero, que temos também em marcha. Temos ainda procurado melhorar as práticas e ferramentas que possam aumentar a eficiência das nossas infra-estruturas. Queremos, acima de tudo, criar uma consciencialização que ultrapasse as fronteiras físicas da Academia e do Estádio e que abrace todo o universo vitoriano. Enquanto Clube eclético, o Vitória tem uma responsabilidade social e cívica que vai para além dos resultados desportivos”, concluiu o responsável vitoriano.