Conquistadores empataram a 20 com o Nazaré D. Fuas e alcançaram a subida ao Campeonato Placard Andebol 1
Desde que o andebol regressou ao Vitória, o sonho era colocar o clube no escalão maior da modalidade em Portugal. E esse desígnio foi cumprido hoje, 3 de junho de 2023.
No quinto e penúltimo jogo da Fase Final da II Divisão Nacional de andebol, a equipa do Vitória empatou com o Nazaré D. Fuas e garantiu, matematicamente, o título de Campeão Nacional da II Divisão e a subida ao Campeonato Placard Andebol 1.
Depois de dois empates nos primeiros dois jogos e a vitória de véspera sobre o Boa-Hora, aos conquistadores bastava um empate para garantir o título e foi exatamente isso que os comandados de Luís Pereira alcançaram.
O jogo foi sempre muito duro fisicamente e as equipas equilibraram-se ao longo da primeira meia hora de jogo, com a equipa que viajou da Nazaré a chegar ao intervalo a vencer por 9-11.
A entrada no segundo tempo não foi lisonjeira para os vimaranenses que viram o seu adversário criar um fosso de mais de quatro golos, mas hoje era dia de vitória e logo a seguir a equipa reagiu e voltou à discussão do marcador.
Perante uma bancada impecavelmente composta por incansáveis vitorianos, que apoiaram a equipa do primeiro ao último minuto, a equipa do Vitória enfrentou uns minutos finais de nervos e equilíbrio e até à última gota de suor lutaram por um empate que servia os seus propósitos.
Uma luta que foi recompensada no final com uma bonita festa de comunhão entre atletas e adeptos a mostrar, em pleno Luso, a alma e a fibra de Guimarães e do Vitória.
Para a história fica um empate a vinte golos, mais um título nacional para o ecletismo vitoriano e mais uma alegria para os adeptos, os que se deslocaram ao Pavilhão Municipal do Luso e todos os outros que sofreram ao longe.