Clube assina parceria com a Sustainable Energy Systems
O Vitória Sport Clube assinou, esta quarta-feira, uma parceria com a Sustainable Energy Systems (SES), que visa desenvolver a Comunidade de Energia – Vitória Sport Clube e assim dar mais um passo na responsabilidade ambiental.
Numa cerimónia que contou com a presença do presidente do Vitória Sport Clube, António Miguel Cardoso, e do administrador executivo da SES, Paulo Silva, foi apresentado um projeto “inovador” que permitirá “a qualquer espaço, seja público ou provado, beneficiar do sol e de uma instalação de painéis solares fotovoltaicos, que possam ser partilhados em comunidade”, como começou por explicar o representante da SES.
“Estes centros permitem instalar o máximo possível de painéis solares para uma produção maximizada de energia, da qual o Vitória irá beneficiar, reduzindo também o próprio consumo e contribuindo também para a descarbonização no seu projeto global de sustentabilidade. A energia excedente permite que seja vendida em comunidade, neste caso particular, num raio de 2 quilómetros. Qualquer residente ou espaço comercial pode passar a beneficiar de energia sustentável e renovável produzida pelo Vitória SC. O Vitória SC será um dos primeiros clubes desportivos na I Liga a ter uma comunidade de energia no seu próprio estádio. Toda a energia excedente poderá ser vendida à comunidade. É este o primeiro projeto de uma série de iniciativas que a SES vai desenvolver em conjunto com o Vitória SC”, acrescentou Paulo Silva.
“Há uma preocupação com a comunidade. Temos uma grande responsabilidade social e ambiental”
Os Clubes desportivos têm um papel fundamental e devem ser ativos na sensibilização ambiental, pugnando por disseminar este objetivo maior que é a preservação dos ecossistemas. Nos últimos anos, o Vitória Sport Clube tem procurado dar eco a boas práticas no âmbito da sustentabilidade e apresentar-se cada vez mais comprometido com causas de gestão ambiental e responsabilidade social, como também reforçou o presidente vitoriano.
“É uma parceria importante e o Vitória tem uma responsabilidade social e ambiental muito grande. A SES é um parceiro que trabalha connosco desde o início e que continuará para o futuro. Há uma preocupação em otimizar a parte elétrica, bem como os consumos e, acima de tudo, otimizar e fornecer energia para a comunidade a custos reduzidos. Estamos muito contentes, sabemos que somos inovadores nesta área e queremos olhar para a comunidade e para o Vitória com responsabilidade social”, disse António Miguel Cardoso.
Comunidade de Energia – Vitória Sport Clube | Dados principais
– Instalação de duas centrais de produção de energia fotovoltaica (Estádio e academia);
– Potência global instalada – cerca de 1 Megawatt;
– 1900 painéis fotovoltaicos;
– Garante ao Vitória SC uma autonomia de energia em cerca de 45%;
– Contributo ambiental: Evita 654 toneladas de CO2; o equivalente a plantar 4575 árvores; produção suficiente para fornecer eletricidade limpa a 351 famílias.